Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7012
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Guerrero, Patricia-
dc.creatorProvin, Bruno Griebler-
dc.date2015-
dc.date.accessioned2023-10-10T12:53:13Z-
dc.date.available2023-10-10T12:53:13Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7012-
dc.description.abstractResearch Socioeconomic factors that influence the student in career choice after completion of high school sought to collect data corresponding to the profile of the young student's third (3rd) year of high school in the city of Laranjeiras do Sul, located on the territory of Cantuquiriguaçu / PR. From the analysis of these data, it was intended to understand what are the factors that lead to those who finished high school student to make his professional choice, whether aimed at an academic training or more immediate claims of entering the job market. In addition, it was intended to trace also the profile of the new students in UFFS and understand their insertion process in higher education. The methodology used was quantitative, based on a questionnaire, data gathering and analysis, as well as literature on the subject. To analyze the data we used the SPSS program (StatisticalPackage for Social Science for Windows) software that enables the organization of data and performing statistical analyzes at different levels of complexity, from the simplest to the most elaborate. We interviewed 198 students of the third year of high school, coming from seven schools in the city of Laranjeiras do Sul. Among the findings, according to the data collected through research, we found that 49% of interviewed students want to join the Higher Education, but they are unwilling to give up paid employment. Because the financial condition of these students, the job becomes fundamental to contribute to the family income, achieve their personal projects and the maintenance of the studies.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa Fatores socioeconômicos que influenciam o aluno na escolha profissional após conclusão do Ensino Médio buscou levantar dados correspondentes ao perfil do jovem estudante do 3º (terceiro) ano do Ensino Médio do município de Laranjeiras do Sul, localizado no Território da Cantuquiriguaçu/PR. A partir da análise desses dados, pretendeu-se compreender quais são as condicionantes que levam o estudante concluinte do Ensino Médio a fazer sua escolha profissional, seja ela voltada a uma formação acadêmica ou com pretensões mais imediatas de ingresso no mercado de trabalho. Além disso, pretendeu-se traçar, também, o perfil do aluno ingressante na UFFS e compreender o seu processo de inserção no Ensino Superior. A metodologia utilizada foi quantitativa, baseada na aplicação de questionário, levantamento e análise de dados, além de pesquisa bibliográfica sobre o tema. Para a análise dos dados foi utilizado o Programa SPSS (StatisticalPackage for Social Science for Windows), um software que possibilita a organização dos dados e a realização de análises estatísticas em diferentes graus de complexidade, desde as mais simples até as mais elaboradas. Foram entrevistados 198 alunos do terceiro ano do Ensino Médio, oriundos de 7 escolas do município de Laranjeiras do Sul. Dentre os resultados encontrados, de acordo com os dados levantados através da pesquisa, constatamos que 49% dos alunos entrevistados pretendem ingressar no Ensino Superior, porém não estão dispostos a abrir mão do emprego remunerado. Devido à condição financeira destes estudantes, o emprego se torna fundamental para contribuir na renda familiar, concretizar seus projetos pessoais e possibilitar a manutenção dos estudos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2023-10-05T17:05:53Z No. of bitstreams: 1 PROVIN.pdf: 806972 bytes, checksum: 5447daf0c06fea511244a970e89de85a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-10-10T12:53:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PROVIN.pdf: 806972 bytes, checksum: 5447daf0c06fea511244a970e89de85a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-10T12:53:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PROVIN.pdf: 806972 bytes, checksum: 5447daf0c06fea511244a970e89de85a (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Laranjeiras do Sulpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEscolha profissionalpt_BR
dc.subjectFatores socioeconômicospt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleFatores socioeconômicos que influenciam o aluno na escolha profissional após conclusão do ensino médiopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROVIN.pdf788,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.