Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7048
Tipo: Monografia
Título: Relação relevo-vegetação em um gradiente topográfico no refúgio de vida silvestre dos Campos de Palmas
Autor(es): Valerius, Vilma Helena
Primeiro Orientador: Primam, Gisele Leite de Lima
Primeiro membro da banca: Redin, Cristina Gouvêa
Segundo membro da banca: Murara, Pedro Germano
Terceiro membro da banca: Correa Junior, Antonio Almeida
Resumo: Os Campos passaram por adaptações desde o período Quaternário, no qual a fisionomia campestre dominava, até serem quase totalmente substituídos pela a expansão natural das florestas devido ao aumento da temperatura e umidade e às condições de uso do solo, deixando alguns fragmentos desses Campos. Uma das áreas protegidas dessas formações é o Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas no estado de Paraná, que visa salvaguardar os últimos remanescentes desses Campos. Nesta Unidade de Conservação esses Campos, denominados de Campos de Altitude e que fazem parte do Bioma Mata Atlântica, estão entremeados por Florestas com Araucária e podem ser considerados relictos de um clima frio e seco. Esses ecossistemas são ricos em composição florística, pois a região possui uma grande variedade de características edáficas e climáticas que determinam a existência de várias espécies vegetais que podem coexistir nas mais diversas condições. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi avaliar a possível relação entre o relevo e espécies vegetais de um gradiente topográfico recoberto por vegetação campestre em área pertencente ao Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas, a partir da técnica da Análise Multivariada. Desse modo, o trabalho de campo foi essencial para a realização do levantamento botânico. Foram implantadas catorze parcelas ao longo do gradiente topográfico, distribuídas em Topo, Meia Encosta e Baixada do Relevo. Após o levantamento, com auxílio de bibliografia e consultas a especialistas, as espécies foram identificadas e por fim com o auxílio do programa MULTIV, gerou-se os resultados das análises entre relevo e a vegetação. De acordo com o levantamento florístico realizado, as parcelas posicionadas em Topo, Meia Encosta apresentaram maior representatividade e riqueza de espécies. As espécies por família mais representantes foram: Asteraceae (16) e Poaceae (31). A Análise Multivariada demonstrou diferenças entre as unidades amostrais. As parcelas situadas na Baixada de Relevo apresentaram poucas espécies indicando que o número de espécies exclusivas nessa posição do relevo foi inferior em relação ao Topo e Meia Encosta. O presente estudo além de ter contribuído para avaliar possíveis relações entre as espécies vegetais e o relevo, também produziu melhor conhecimento sobre a vegetação e sua relação com o meio. O estudo também demonstrou a importância da utilização da Análise Multivariada para pesquisas Biogeográficas e Fitogeográficas, que também podem contribuir para as pesquisas de Palinologia Atual e de Quaternário, além de fornecer possíveis informações para estratégias de conservação, restauração e manejo.
Abstract/Resumen: Los Campos pasaran por adaptaciones desde el período Cuaternario, en el cual la fisonomía campestre dominó, hasta que fue reemplazada casi por completo por la expansión natural de los bosques debido al aumento de temperatura y humedad y las condiciones de uso del suelo, dejando algunos fragmentos de estos Campos. Una de las áreas protegidas de estas formaciones es el Refugio de Vida Silvestre de los Campos de Palmas en el estado de Paraná, una importante Unidad de Conservación que tiene como objetivo conservar los últimos remanentes de estos campos. En esta Unidad de Conservación, estos Campos, denominados Campos de Altitud y que forman parte del Bioma Mata Atlántica, se intercalan con Florestas con Araucaria y pueden considerarse reliquias de un clima frío y seco. Estos ecosistemas son ricos en composición florística, ya que la región posee una amplia variedad de características edáficas y climáticas que determinan la existencia de varias especies vegetales que pueden convivir en las más diversas condiciones. En este sentido, el objetivo de este estudio fue evaluar la posible relación entre relieve y especies vegetales de un gradiente topográfico cubierto por vegetación de campestre en área perteneciente al Refugio de Vida Silvestre de los Campos de Palmas, utilizando la técnica de Análisis Multivariante. Por tanto, el trabajo de campo fue fundamental para la realización del relevamiento botánico. Se construyeron catorce parcelas a lo largo del gradiente topográfico, distribuidas en Topo, Media Encosta y Baixada del Relieve. Tras la prospección, con ayuda de bibliografía y consultas con especialistas, se identificaron las especies y, finalmente, con ayuda del programa MULTIV, se generaron los resultados de los análisis entre relieve y vegetación. Según el relevamiento florístico realizado, las parcelas ubicadas en Topo, Media Encosta presentaron mayor representatividad y riqueza de especies. Las especies más representativas por familia fueron: Asteraceae (16), Poaceae (31). El Análisis Multivariante, mostró diferencias entre las unidades de muestreo, en el relieve de tierras bajas mostro pocas especies lo que indica que el número de especies exclusivas en esta posición del relieve fue menor em comparación con el Topo y Media Encosta. Por tanto, el presente estudio, además de contribuir a la valoración de las posibles relaciones entre las especies vegetales y el relieve, la información de esta investigación produce conocimiento sobre los seres vivos y el medio en el que interactúan, siendo por tanto una tecnología importante para la Biogeográfica y la investigación Fitogeográfica, y también puede contribuir a la investigación sobre Palinología Actual y Cuaternaria, además de brindar información posible para las estratégias de conservación, restauración y manejo.
Palavras-chave: Relevo
Vegetação
Campos de Palmas
Mata atlântica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7048
Data do documento: 9-Ago-2021
Aparece nas coleções:Geografia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VALERIUS.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.