Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7055
Tipo: Monografia
Título: Juventude do campo e o direito à cidade
Autor(es): Brunetto, Shara
Primeiro Orientador: Catalão, Igor de França
Primeiro membro da banca: Kozenieski, Éverton de Moraes
Segundo membro da banca: Simões, Willian
Resumo: A urbanização no século XX se estendeu pelo Brasil, através da industrialização de grandes centros, porém esse processo não se limitou às cidades, estendendo-se até o campo. O processo de urbanização do campo na região de Chapecó vem desde meados de 1950, passando pela modernização do campo através de máquinas agrícolas, chegando no fim do século XX e início do XXI com mudanças que vão além dos meios de produção, são mudanças no modo de vida dos moradores do campo. Para compreender esse processo, pretende-se analisar o direito à cidade na perspectiva das juventudes do campo especialmente no que tange às relações que ela estabelece com a cidade em termos de lazer, pertencimento/conexão e consumo. Para atingir esse objetivo, para além do debate teórico, foram realizadas entrevistas de forma online com a pretensão de evidenciar aspectos do cotidiano dos jovens do campo, bem como suas práticas espaciais realizadas entre a cidade e o campo. Portanto, a urbanização do campo, aqui em evidência, vai além da modernização dos modos de produção, passa por uma transformação do modo de vida camponês, para uma apropriação do modo de vida urbano e é de extrema relevância para entender o contexto dos jovens no campo atualmente, marcado por uma variedade de práticas e formas de apropriação dos espaços.
Abstract/Resumen: La urbanización del siglo XX se extendió por Brasil a través de la industrialización de los grandes centros, sin embargo ese proceso no se limitó a las ciudades, extendiéndose hasta el campo. El proceso de urbanización del campo en la región de Chapecó ocurre desde mediados de 1950, pasando por la modernización del campo por medio de maquinarias agrícolas, llegando a finales del siglo XX y principios del XXI con cambios que van más allá de los medios de producción, son cambios en el modo de vida de los habitantes del campo. Para comprender ese proceso, se pretende analizar el derecho a la ciudad en la perspectiva de las juventudes del campo especialmente en lo que se refiere a las relaciones que ella establece con la ciudad en términos de diversión, pertenencia/conexión y consumo. Para lograr este objetivo, además del debate teórico, se realizaron entrevistas en línea con la pretensión de evidenciar aspectos de la vida cotidiana de los jóvenes del campo, así como sus prácticas espaciales realizadas entre la ciudad y el campo. Por lo tanto, la urbanización del campo, aquí en evidencia, va más allá de la modernización de los modos de producción, pasa por una transformación del modo de vida campesino, para una apropiación del modo de vida urbano y es de extrema relevancia para entender el contexto de los jóvenes en el campo actualmente, marcado por una variedad de prácticas y formas de apropiación de los espacios.
Palavras-chave: Adolescentes
Vida rural
Consumo
Urbanização
Sociabilidade
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7055
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:Geografia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNETTO.pdf3,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.