Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7058
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Neitzel, Odair-
dc.creatorRigon, Renata Lenita-
dc.date2019-07-01-
dc.date.accessioned2023-10-17T19:41:30Z-
dc.date.available2023-09-18-
dc.date.available2023-10-17T19:41:30Z-
dc.date.issued2019-07-01-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7058-
dc.description.abstractLa educación rural ha sido una preocupación frecuente en los movimientos sociales y surge como una posibilidad de enseñanza diferenciada frente a la educación tradicional básica, centrándose en los campesinos y sus necesidades reales. Una de las posibilidades de enseñanza dirigida al campo es ofrecida por los hogares rurales familiares que se basan en la metodología de la Pedagogía de la Alternancia para guiar su organización escolar y propone a los jóvenes rurales una escuela enfocada en sus realidades. El objetivo de esta investigación es comprender la pedagogía de la alternancia y, a partir de esta comprensión, analizar la enseñanza de la filosofía en este modelo pedagógico, examinando cuáles son las dificultades encontradas por el maestro y qué método de enseñanza sería una buena propuesta para asociar la filosofía a los principios de la metodología presentada.pt_BR
dc.description.resumoA educação do campo tem sido preocupação frequente nos movimentos sociais e surge como uma possibilidade de ensino diferenciada perante a educação tradicional básica, tendo como foco o povo campesino e suas reais necessidades. Uma das possibilidades de ensino voltada para o campo é ofertada pelas Casas Familiares Rurais que se baseiam na metodologia da Pedagogia da Alternância para orientar sua organização escolar e propõe aos jovens do campo uma escola voltada para suas realidades. O objetivo desta pesquisa tem por fundamento compreender a Pedagogia da Alternância e de, a partir desta compreensão, analisar o ensino da Filosofia neste modelo pedagógico, examinando quais são as dificuldades encontradas pelo professor e qual método de ensino seria uma boa proposta para associar a Filosofia aos princípios da metodologia apresentada.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2023-09-18T15:59:12Z No. of bitstreams: 1 RIGON.pdf: 393742 bytes, checksum: a8384a30b25ed13519fd80dad4b1d281 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-10-17T19:41:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RIGON.pdf: 393742 bytes, checksum: a8384a30b25ed13519fd80dad4b1d281 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-17T19:41:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RIGON.pdf: 393742 bytes, checksum: a8384a30b25ed13519fd80dad4b1d281 (MD5) Previous issue date: 2019-07-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectEscola ruralpt_BR
dc.titleO ensino de filosofia na pedagogia da alternânciapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RIGON.pdf384,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.