Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7058
Type: | Monografia |
Title: | O ensino de filosofia na pedagogia da alternância |
Author: | Rigon, Renata Lenita |
First advisor: | Neitzel, Odair |
Resume: | A educação do campo tem sido preocupação frequente nos movimentos sociais e surge como uma possibilidade de ensino diferenciada perante a educação tradicional básica, tendo como foco o povo campesino e suas reais necessidades. Uma das possibilidades de ensino voltada para o campo é ofertada pelas Casas Familiares Rurais que se baseiam na metodologia da Pedagogia da Alternância para orientar sua organização escolar e propõe aos jovens do campo uma escola voltada para suas realidades. O objetivo desta pesquisa tem por fundamento compreender a Pedagogia da Alternância e de, a partir desta compreensão, analisar o ensino da Filosofia neste modelo pedagógico, examinando quais são as dificuldades encontradas pelo professor e qual método de ensino seria uma boa proposta para associar a Filosofia aos princípios da metodologia apresentada. |
Abstract: | La educación rural ha sido una preocupación frecuente en los movimientos sociales y surge como una posibilidad de enseñanza diferenciada frente a la educación tradicional básica, centrándose en los campesinos y sus necesidades reales. Una de las posibilidades de enseñanza dirigida al campo es ofrecida por los hogares rurales familiares que se basan en la metodología de la Pedagogía de la Alternancia para guiar su organización escolar y propone a los jóvenes rurales una escuela enfocada en sus realidades. El objetivo de esta investigación es comprender la pedagogía de la alternancia y, a partir de esta comprensión, analizar la enseñanza de la filosofía en este modelo pedagógico, examinando cuáles son las dificultades encontradas por el maestro y qué método de enseñanza sería una buena propuesta para asociar la filosofía a los principios de la metodología presentada. |
Keywords: | Educação Ensino e aprendizagem Filosofia Escola rural |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7058 |
Issue Date: | 1-Jul-2019 |
Appears in Collections: | Filosofia |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.