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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7083
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Pensin, Daniela Pederiva | - |
dc.creator | Matiasso, Tainara Kellyn Moraes | - |
dc.date | 2023-04-06 | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-18T18:53:02Z | - |
dc.date.available | 2023-09-14 | - |
dc.date.available | 2023-10-18T18:53:02Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-06 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7083 | - |
dc.description.resumo | O artigo a seguir resulta de um processo de investigação desenvolvido ao longo do componente curricular de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó. Como objetivo, buscou-se refletir sobre como se apresentam, no contexto das práticas do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil, os princípios assumidos pelo Curso de Pedagogia da UFFS, campus Chapecó, acerca da relação teoria-prática na perspectiva da práxis pedagógica. A pesquisa, de caráter qualitativo e abordagem descritiva, considerou, enquanto população, acadêmicos que tenham realizado estágio obrigatório em Educação Infantil no período compreendido entre 2020 e 2022. Os dados analisados, decorrentes de pesquisa de campo que empregou questionário eletrônico enquanto instrumento de coleta, apontam para a presença de fragilidades na relação teoria e prática, embora o projeto pedagógico do curso tome a práxis enquanto princípio formativo; enfatizam a necessidade da presença, do acompanhamento e da orientação ao longo do processo de estágio; demonstram uma percepção ainda atrelada ao estágio enquanto momento “da prática” no curso por parte das acadêmicas; indicam o desenvolvimento remoto do estágio como mais suscetível à dicotomia teoria e prática. Destaca-se, neste cenário, a necessidade de se rediscutir o conceito de práxis como princípio formativo e suas implicações à prática pedagógica ao longo do curso, assim como trazer ao debate o papel e as práticas de orientação de estágio e a relação academia e escola. | pt_BR |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Teoria | pt_BR |
dc.subject | Prática | pt_BR |
dc.subject | Estágio Curricular Supervisionado | pt_BR |
dc.title | Relação teoria e prática no estágio da educação infantil | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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