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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pensin, Daniela Pederiva-
dc.creatorMatiasso, Tainara Kellyn Moraes-
dc.date2023-04-06-
dc.date.accessioned2023-10-18T18:53:02Z-
dc.date.available2023-09-14-
dc.date.available2023-10-18T18:53:02Z-
dc.date.issued2023-04-06-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7083-
dc.description.resumoO artigo a seguir resulta de um processo de investigação desenvolvido ao longo do componente curricular de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó. Como objetivo, buscou-se refletir sobre como se apresentam, no contexto das práticas do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil, os princípios assumidos pelo Curso de Pedagogia da UFFS, campus Chapecó, acerca da relação teoria-prática na perspectiva da práxis pedagógica. A pesquisa, de caráter qualitativo e abordagem descritiva, considerou, enquanto população, acadêmicos que tenham realizado estágio obrigatório em Educação Infantil no período compreendido entre 2020 e 2022. Os dados analisados, decorrentes de pesquisa de campo que empregou questionário eletrônico enquanto instrumento de coleta, apontam para a presença de fragilidades na relação teoria e prática, embora o projeto pedagógico do curso tome a práxis enquanto princípio formativo; enfatizam a necessidade da presença, do acompanhamento e da orientação ao longo do processo de estágio; demonstram uma percepção ainda atrelada ao estágio enquanto momento “da prática” no curso por parte das acadêmicas; indicam o desenvolvimento remoto do estágio como mais suscetível à dicotomia teoria e prática. Destaca-se, neste cenário, a necessidade de se rediscutir o conceito de práxis como princípio formativo e suas implicações à prática pedagógica ao longo do curso, assim como trazer ao debate o papel e as práticas de orientação de estágio e a relação academia e escola.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2023-09-14T12:55:35Z No. of bitstreams: 1 MATIASSO.pdf: 831287 bytes, checksum: 0c4b87a8104113600e7ab13f26fc496d (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-18T18:53:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MATIASSO.pdf: 831287 bytes, checksum: 0c4b87a8104113600e7ab13f26fc496d (MD5) Previous issue date: 2023-04-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTeoriapt_BR
dc.subjectPráticapt_BR
dc.subjectEstágio Curricular Supervisionadopt_BR
dc.titleRelação teoria e prática no estágio da educação infantilpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
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