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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7088
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Slongo, Ione Ines Pinsson | - |
dc.contributor.referee1 | Matagi, Aline | - |
dc.contributor.referee2 | Maraschin, Maria Lucia Marocco | - |
dc.creator | Santiago, Maricelia Cardoso | - |
dc.date | 2023-07-20 | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-18T19:25:45Z | - |
dc.date.available | 2023-09-14 | - |
dc.date.available | 2023-10-18T19:25:45Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-20 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7088 | - |
dc.description.resumo | Este estudo explora a intersecção entre a infância, a educação infantil, a educação em ciências e as pesquisas realizadas nessa área. Trata-se de conhecer o que tem sido produzido no Brasil sobre a Educação em Ciências na Educação Infantil e socializada nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), no recorte temporal de 2017 a 2021, envolvendo a XI, XII e XIII edições do evento. Para isto, foi realizada uma pesquisa do “estado do conhecimento”, (ROMANOWSKI; ENS, 2006). Os dados foram buscados no endereço eletrônico da Associação Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) https://abrapec.com. Para a identificação dos estudos, socializados nas seções de Comunicações Orais do evento, foram realizadas buscas, na ferramenta disponibilizada nas próprias atas, somente com a expressão ''Educação Infantil'', uma vez que o evento é específico sobre a Educação em Ciências. No percurso investigativo foram localizados ao todo 18 trabalhos, dos quais foram extraídos os seguintes dados: (1) Distribuição das pesquisas nas três edições do ENPEC; (2) Regiões de onde procedem aos estudos; (3) Universidades às quais se vinculam os trabalhos; (4) Público alvo; (5) Palavras-chave; (6) Focos temáticos; (7) Principais referências teóricas utilizadas. Com o resultado, ficou evidente a escassez de pesquisas ao longo do tempo focadas nesse tema: 2017 apresentaram cinco pesquisas, 2019 apresentou seis pesquisas e 2021 apresentou sete pesquisas, caracterizando aumento de uma pesquisa por ano. Estudo anterior Rosa (2020) mostra que 2011 apresentaram oito pesquisas, em 2013 houve cinco pesquisas e em 2015 houve treze pesquisas, o que evidencia a queda nas produções. A análise deste trabalho tem como resultado a predominância das produções por universidades das regiões Sudeste e Sul, ambas com 33% do total encontrado. Quanto às universidades produtivas, houve destaque para IFSP e UEMS. Educação e Infância foram as principais palavras-chave das pesquisas estudadas nas três edições, na edição de 2017 as principais palavras-chave Ciências e Ensino, na edição 2019 as principais palavras-chave Ensino e Educação Científica. Resultado dos focos temáticos em destaque foram Processos e métodos de ensino aprendizagem (PME), Estudos da produção científica (EPC) e Currículos e Programas (CP). Quanto aos principais documentos educacionais, foram destaques: Referencial Curricular para a Educação Infantil (RCNEI) (BRASIL, 1998), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) (BRASIL, 2010), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017). Quanto aos referenciais teóricos com maior frequência nos estudos estão: Chassot (2001), Domiguez (2001), Delizoicov, D.; Angotti, J.A. e Pernambuco, M.M. (2011), Freire (1987) e Vigotski (2000). | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2023-09-14T13:26:24Z No. of bitstreams: 1 SANTIAGO.pdf: 1270999 bytes, checksum: 9b19cc667b2f8c0993915470e6b529cf (MD5) | en |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-10-18T19:25:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SANTIAGO.pdf: 1270999 bytes, checksum: 9b19cc667b2f8c0993915470e6b529cf (MD5) Previous issue date: 2023-07-20 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa bibliográfica | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.subject | Educação em ciências | pt_BR |
dc.title | Educação em ciências na educação infantil: uma análise das atas do ENPEC (2017-2021) | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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