Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7089
Tipo: Dissertação
Título: Fundamentos e práticas pedagógicas no contexto hospitalar
Autor(es): Rigo, Jaqueline de Souza
Primeiro Orientador: Lepke, Sonize
Primeiro membro da banca: Loss, Adriana Salete
Segundo membro da banca: Ens, Romilda Teodora
Resumo: O intuito da Pedagogia Hospitalar é tecer propostas de trabalhos múltiplos e dinâmicos para contribuir no desenvolvimento das habilidades já existentes do sujeito hospitalizado. A Classe Hospitalar garante a continuidade dos estudos de crianças e adolescentes hospitalizados e assegura o direito à educação. As propostas pedagógicas, ao mesmo tempo que as motivam, desviam o foco da doença e tornam a situação mais aprazível. Portanto, esse serviço promove a manutenção do vínculo escolar dessas crianças e jovens enquanto, consequentemente, recuperam sua saúde. Nesse sentido, o presente estudo apresenta como objetivo geral compreender os fundamentos e práticas desenvolvidas na classe hospitalar, segundo a percepção dos profissionais que atuam no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) do município de Passo Fundo (RS). Optamos por desenvolver uma pesquisa qualitativa, utilizando o Estudo de Caso como estratégia investigativa. A produção dos dados aconteceu a partir das fontes de evidências apresentadas nas entrevistas semiestruturadas e nos registros realizados no Diário de Campo. Os dados gerados foram analisados a partir das categorias e subcategorias que emergiram da Análise Textual Discursiva (ATD), de Moraes e Galiazzi (2007). Os principais autores responsáveis por embasar a pesquisa são: Fonseca (2002), Matos (2001, 2009, 2012), Muggiati (2001, 2009, 2012), Loss (2014), Schilke (2008), Freire (1981, 1996), entre outros. Os principais resultados obtidos apontam que os profissionais que decidem atuar nessa área precisam desenvolver uma escuta atenciosa à criança hospitalizada, respeitando as suas dificuldades e especificidades diante da doença. Verificamos que a formação inicial não proporciona aos docentes conhecimentos necessários para a atuação em âmbito hospitalar, e a importância da formação continuada. Em relação às práticas pedagógicas desenvolvidas na Classe Hospitalar Escola Vida no HSVP do município de Passo fundo, percebemos que são fomentadas de acordo com as especificidades e possibilidades diárias de cada educando hospitalizado, elas acontecem de forma humanizada, com a parceria entre equipe pedagógica e de saúde. Elas seguem o plano de ensino e aprendizagem enviado pelas escolas de origem, concentrando-se na mediação e orientação do conteúdo, porém, com total autonomia para adaptar ou alterar o cronograma e/ou as atividades. Identificamos que a compreensão que as docentes entrevistadas apresentam em relação às práticas e fundamentos pedagógicos hospitalares foi e está sendo construída a partir das experiências e vivências produzidas pela classe hospitalar. Por trabalharem, com crianças e jovens vulneráveis e passíveis de óbito, observamos que o grande desafio enfrentado pelas professoras está relacionado ao emocional. Diante disso, salientamos a necessidade de um preparo psicológico antes, durante e após a atuação. Por fim, os resultados fizeram emergir conhecimentos significativos acerca da Classe hospitalar e de como “ser professor” em classes hospitalares, aspectos que possibilitam expansão e aprimoramento do trabalho do professor, nesse contexto tão complexo.
Abstract/Resumen: The aim of Hospital Pedagogy is to create multiple and dynamic work proposals to contribute to the development of the hospitalized subject's existing skills. The Hospital Class guarantees the continuity of studies for hospitalized children and adolescents and ensures their right to education. At the same time as motivating them, the pedagogical proposals take the focus away from the illness and make the situation more pleasant. Therefore, this service helps these children and young people maintain their school bond while they recover their health. With this in mind, the general aim of this study is to understand the foundations and practices developed in the hospital classroom, according to the perception of the professionals who work at the São Vicente de Paulo Hospital (HSVP) in the municipality of Passo Fundo (RS). We chose to carry out qualitative research, using case studies as an investigative strategy. The data was produced from the sources of evidence presented in the semi-structured interviews and the records made in the Field Diary. The data generated was analyzed using the categories and subcategories that emerged from the Discursive Textual Analysis (DTA) by Moraes and Galiazzi (2007). The main authors responsible for underpinning the research are: Fonseca (2002), Matos (2001, 2009, 2012), Muggiati (2001, 2009, 2012), Loss (2014), Schilke (2008), Freire (1981, 1996), among others. The main results obtained indicate that professionals who decide to work in this area need to develop an attentive approach to hospitalized children, respecting their difficulties and specificities in the face of illness. We found that initial training does not provide teachers with the necessary knowledge to work in a hospital setting, and the importance of continuing training. Regarding the pedagogical practices developed in the Hospital School Life Class at the HSVP in the municipality of Passo Fundo, we noticed that they are fostered according to the specificities and daily possibilities of each hospitalized student, they take place in a humanized way, with a partnership between the pedagogical and health teams. They follow the teaching and learning plan sent by the schools of origin, focusing on mediating and guiding the content, but with total autonomy to adapt or change the schedule and/or activities. We identified that the understanding that the teachers interviewed have in relation to hospital pedagogical practices and foundations was and is being built from the experiences and experiences produced by the hospital class. Because they work with children and young people who are vulnerable and likely to die, we observed that the major challenge faced by the teachers is related to emotional issues. We therefore stress the need for psychological preparation before, during and after their work. Finally, the results revealed significant knowledge about the hospital class and how to "be a teacher" in hospital classes, aspects that make it possible to expand and improve the teacher's work in this complex context.
Palavras-chave: Pedagogia Hospitalar
Escolarização Hospitalar
Classe hospitalar
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7089
Data do documento: Ago-2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RIGO.pdf811,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.