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Tipo: Dissertação
Título: Linguagens e suas tecnologias: a linguagem corporal no segundo ano do ensino médio gaúcho na 15ª Coordenadoria Regional de Educação
Autor(es): Guimarães, Jonny Alex
Primeiro Orientador: Loro, Alexandre Paulo
Primeiro membro da banca: Bittencourt, Zoraia Aguiar
Segundo membro da banca: Santos, Noemi Luciane dos
Resumo: A presente dissertação tem como foco a problemática das condições de uso das Linguagens e suas Tecnologias no Ensino Médio Gaúcho (EMG), mais precisamente, no âmbito dos Itinerários Formativos, na trilha 14 de aprofundamento curricular de "Expressão Corporal, Saúde e Bem-estar", que está diretamente alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Busca-se compreender como o perfil profissional e a formação dos docentes do EMG impactam sua atuação na 15ª Coordenadoria Regional de Educação. A metodologia utilizada caracteriza-se em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com abordagem qualitativa e quantitativa. Para a análise dos dados, foi utilizado o método de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Para a pesquisa de campo, foi enviado um questionário semiestruturado por e-mail às direções das 10 escolas participantes e, em seguida, repassado aos profissionais da educação elegíveis para o estudo. Assim, nove questionários foram respondidos pelos participantes, os quais foram categorizados em duas etapas: perfil profissional e formação no EMG, e atuação docente no EMG. Ao analisar a amostra, constatou-se um perfil proveniente da área das Letras, com a maioria dos profissionais possuindo um tempo considerável de atuação, variando entre 7 a 18 anos de experiência, e que as disciplinas ministradas, além de todos os componentes da trilha 14, são Educação Física, Língua Portuguesa, Espanhol, Inglês, Literatura, Artes e Projeto de Vida. A seleção de perfil foi feita com base na área de Linguagens. Os dados revelam que a maioria dos participantes realizou as formações propostas, incorporando os documentos oficiais, como a BNCC, o que não ocorreu com o Caderno de Linguagens e suas Tecnologias, que é o material específico da rede estadual, nas práticas pedagógicas. Em relação aos materiais didáticos utilizados, a maioria menciona a utilização de livros, internet e vídeos, assim como os livros propostos pela escola. Portanto, com o componente curricular, nota-se que é preciso incorporar práticas criativas, experimentação e fazer artístico, destacando a produção de narrativas visuais, corporais, sonoras, audiovisuais e plásticas, além de alinhar as habilidades da Formação Geral Básica e habilidades dos eixos estruturantes aos objetos de conhecimentos interdisciplinares às necessidades dos estudantes como o protagonismo. Ao comparar as práticas relatadas com o que é esperado em termos de abordagem interdisciplinar, percebe-se discrepâncias entre o perfil esperado e o perfil efetivamente presente, levantando questões relevantes sobre a diversidade de formações e competências dos docentes, tornando-se evidente a necessidade de um investimento mais robusto em capacitação e formação continuada, para que possam alinhar suas práticas com as expectativas e diretrizes propostas pela SEDUC-RS, uma lacuna que persiste desde a implementação do EMG nas escolas pilotos. Desta forma, a formação dos docentes não só enriquece o processo educativo, mas também permite aos estudantes a emancipação para o seu desenvolvimento em atuar ativamente na construção de uma sociedade mais consciente, justa e inclusiva.
Abstract/Resumen: This dissertation focuses on the problem of the conditions of use of Languages and their Technologies in the Gaúcho High School (EMG), more specifically, within the scope of Formative Itineraries, in the curricular deepening paths of "Corporal Expression, Health, and Well-being" - Track 14, which is directly aligned with the National Common Curricular Base (BNCC). The aim is to understand how the professional profile and education of Gaúcho High School teachers impact their performance in the 15th Regional Education Coordinatorship. The methodology used is characterized by bibliographic research and field research with a qualitative and quantitative approach. For data analysis, the Bardin's Content Analysis method (2011) was used. For the field research, a semi-structured questionnaire was sent via email to the directors of the 10 participating schools and then forwarded to eligible education professionals for the study. Thus, nine questionnaires were answered by the participants, which were categorized into two stages: professional profile and education in Gaúcho High School, and teaching performance in Gaúcho High School. By analyzing the sample, a profile coming from the field of Letters was observed, with the majority of professionals having considerable experience, ranging from 7 to 18 years, and the subjects taught, in addition to all components of Track 14, are Physical Education, Portuguese Language, Spanish, English, Literature, Arts, and Life Project. The profile selection was based on the Language area. The data reveal that most participants underwent the proposed education, incorporating official documents such as the BNCC, which did not occur with the "Caderno de Linguagens e suas Tecnologias," the specific material of the state network, in pedagogical practices. Regarding the used teaching materials, most mentioned the use of books, the internet, and videos, as well as the books proposed by the school. Therefore, concerning the curricular component, it is noted that it is necessary to incorporate creative practices, experimentation, and artistic creation, highlighting the production of visual, corporal, sound, audiovisual, and plastic narratives, in addition to aligning the skills of Basic General Training and the structuring axes with interdisciplinary knowledge objects and students' needs, promoting protagonism. When comparing the practices related to what is expected in terms of an interdisciplinary approach, discrepancies between the expected profile and the profile actually present are noticed, raising relevant questions about the diversity of training and skills of teachers and the need for a more robust investment in training and continuing education, so that it can align its practices with the expectations and guidelines proposed by SEDUC-RS, a gap that has persisted since the implementation of EMG in pilot schools. In this way, teacher training not only enriches the educational process, but also allows students the emancipation for their development in actively acting in the construction of a more conscious, fair and inclusive society.
Palavras-chave: Ensino Médio Gaúcho
Linguagem Corporal
Itinerários Formativos
Trilhas de aprofundamento
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7095
Data do documento: Ago-2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

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