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Tipo: Dissertação
Título: Formação continuada de professores alfabetizadores através de grupos de estudos de universidades federais do Rio Grande do Sul
Autor(es): Stakonski, Cristian Fátima
Primeiro Orientador: Bittencourt, Zoraia Aguiar
Primeiro membro da banca: Leão, Débora Ortiz de
Segundo membro da banca: Santos, Almir Paulo dos
Resumo: A presente pesquisa disserta sobre a Formação Continuada de professores através de Grupos de Estudos que se interessam pelos estudos sobre Alfabetização. De natureza qualitativa, foi organizada em três etapas: pesquisa bibliográfica, pesquisa de Estado do Conhecimento e pesquisa de campo. Para tratar dos conceitos centrais, buscou-se suporte teórico em autores como Mortatti (2006), que permitiu conhecer um breve histórico sobre os métodos de alfabetização no Brasil, Ferreiro e Teberosky (1985) e Colello (2019) para o debate sobre alfabetização, Tardif (2011) e Imbernón (2010) para as discussões referentes à formação continuada de professores, bem como a legislação para um levantamento das políticas educacionais criadas para fortalecer a educação e contribuir para a profissionalização docente. Além disso, criou-se um espaço para contemplar as Políticas Contemporâneas de Alfabetização. Ainda dentro da formação continuada de professores, buscou-se evidenciar os Grupos de Estudos como um importante espaço de formação. Para tal debate, foi desenvolvida uma pesquisa de Estado do Conhecimento sobre Grupos de Estudos, identificando tendências de pesquisas que versem sobre essa temática. Este estudo teve o objetivo de investigar os benefícios proporcionados pelas Universidades Federais do Rio Grande do Sul através de Grupos de Estudos e que contribuem na formação continuada de professores alfabetizadores. Para isso, foi necessário conhecer os diferentes Grupos e, através de entrevistas com seus coordenadores, conhecer a história destes Grupos, concepções e referenciais teóricos que servem de aporte aos estudos de alfabetização. Foi necessário também a indicação de professores alfabetizadores que integram estes espaços formativos para o preenchimento de um questionário on-line que buscou identificar os motivos que os levaram a procurar esta modalidade de formação. Através deste instrumento, especificou-se as principais angústias destes professores em relação à alfabetização e compreendeu-se de que forma os Grupos de Estudos auxiliam na formação profissional destes professores. Para análise dos dados, foram identificados importantes relatos que foram conectados a teóricos que dissertam sobre as temáticas apresentadas em busca de transformar tais experiências aliadas à teoria em uma possibilidade de encorajamento para profissionais da educação que tenham como foco a Alfabetização. Além disso, buscou-se demonstrar os benefícios oportunizados pelos Grupos de Estudos de forma que os professores alfabetizadores se sintam atraídos a buscar esta modalidade de formação continuada para o fortalecimento e a qualificação de sua prática pedagógica. Sendo assim, conclui-se que a relação entre a universidade e a escola básica tem grande importância no processo formativo. Ainda, a dinâmica dos Grupos de Estudos fortalece e profissionaliza os professores para que reorganizem sua didática de trabalho como forma de contribuir com o processo de formação e atuação dos professores. Fica evidente que os participantes destes grupos aprendem juntos, se organizam, se adaptam e se constroem profissionalmente. Nessa inter-relação, os aprendizados se efetivam com eficácia, uma vez que é onde o conhecimento de um, somado à prática do outro, gera o conhecimento, numa interlocução contínua que constrói o profissional docente, peça fundamental para uma educação de qualidade.
Abstract/Resumen: The present research discourse about the Continuing Education of teachers that takes place through Study Groups whose main subject is Literacy. Qualitative in natural, it was organized in three stages: bibliographic research, State of Knowledge research and field research. In order to deal with the central concepts, theoretical support was sought from authors such as: Mortatti (2006) who allowed to know a brief history of literacy methods in Brazil, studies by Ferreiro; Teberosky (1985) and Colello (2019) for the debate on literacy, Tardif (2011) and Imbernón (2010) for the discussions regarding continuing teacher education, legislation, for a survey of educational policies created to strengthen education and contribute for teacher professionalization. In addition, a space was created to contemplate Contemporary Literacy Policies. Still within the continuing education of teachers, we sought to highlight the Study Groups as an important training space, where a State of Knowledge survey was carried out on the Study Group, identifying research trends that deal with this theme. This study aimed to investigate the benefits provided by the Federal Universities of Rio Grande do Sul through Study Groups that contribute to the continuing education of literacy teachers. For this, it was necessary to know the different Groups and, through interviews with their coordinators, to know the history of these Groups, conceptions and theoretical references that serve as a contribution to literacy studies. It was also necessary to indicate literacy teachers who are part of this training space to fill out an online questionnaire that sought to identify the reasons that led them to seek this training modality. Through this instrument, the main anxieties of these teachers in relation to literacy specified and understood how the Study Groups help in the professional training of these teachers, which gave rise to the most relevant part of this study, the Analysis of the Dice. In this chapter, important reports were identified that were connected to theorists who lecture on the themes presented in an attempt to transform such experiences allied to theory into a possibility of encouragement for education professionals who focus on Literacy. In addition, we sought to demonstrate the benefits provided by Study Groups so that literacy teachers feel attracted to seek this modality of continuing education for the strengthening and qualification of their pedagogical practice. Therefore, concluded that the relationship between the university and the basic school is of great importance in the training process. Furthermore, the dynamics of the Study Group strengthens and professionalizes teachers so that they can reorganize their work didactics as a way of contributing to the process of teacher training and performance. It is evident that the participants of these groups learn together, organize, adapt, and build themselves professionally. In this interrelation, learning takes place effectively, it is where the knowledge of one, added to the practice of the other, generates knowledge, in a continuous dialogue that builds the teaching professional, a fundamental piece for a quality education.
Palavras-chave: Alfabetização
Formação Continuada
Grupos de Estudos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7107
Data do documento: Out-2022
Nível: Mestrado
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