Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7109
Tipo: Dissertação
Título: O trabalho do coordenador pedagógico: a formação continuada em uma escola pública da rede estadual de ensino do RS
Autor(es): Amaral, Daniela Thiel do
Primeiro Orientador: Sartori, Jerônimo
Primeiro membro da banca: Mohr, Naira Estela Roesler
Segundo membro da banca: Pierozan, Sandra Simone Höpner
Resumo: Na era de sucessivas mudanças, é fundamental priorizar o constante aprimoramento da prática educativa por meio da formação continuada dos docentes, a fim de acompanhar as mudanças e atender as necessidades emergentes da educação. Neste encadeamento, a pesquisa pautou-se pela questão: como os coordenadores pedagógicos dessa escola compreendem o processo de formação continuada que dinamizam no próprio ambiente escolar? e objetivou investigar as compreensões da formação continuada mediada e organizada pelos coordenadores pedagógicos. O estudo foi realizado na perspectiva de uma abordagem qualitativa, tendo como sujeitos entrevistados coordenadores pedagógicos de uma escola pública da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. A construção da fundamentação teórica aborda os aspectos relacionados à formação continuada e ao trabalho do coordenador pedagógico, e o Estado do Conhecimento foi produzido pelo mapeamento da produção científica e acadêmica sobre as concepções de formação continuada mediada pelo Coordenador Pedagógico. O estudo é ancorado em autores como: Benincá, Fávero, Gatti, Imbernón, Nóvoa, Libâneo, Placco, Sartori, entre outros. A pesquisa de campo foi conduzida a fim de coletar as concepções dos coordenadores pedagógicos sobre a formação continuada e os dados obtidos nessa etapa foram registrados, analisados e interpretados em três categorias: a) o coordenador pedagógico: formação e relações no ambiente escolar; b) o coordenador pedagógico: organização, planejamento e assessoria aos docentes; e c) o coordenador pedagógico: concepções sobre formação continuada na escola. Os resultados da pesquisa revelaram que os coordenadores pedagógicos enfrentam demandas variadas e assumem responsabilidades que não fazem parte de suas incumbências, impactando negativamente no foco em suas funções, especialmente no que diz respeito à formação continuada de docentes na escola. No entanto, os coordenadores reconhecem a relevância de um processo formativo contínuo, além da formação inicial, para aprimorar o atendimento às demandas da escola e dos professores. Também, os resultados apontam para a relevância da pesquisa realizada no contexto da escola para entender cada realidade escolar. Assim, o estudo destaca a importância de investir na capacitação e no suporte ao trabalho dos coordenadores pedagógicos, para aprimorar e fortalecer a formação continuada dos docentes da escola, sendo elemento-chave para o aprimoramento constante da prática pedagógica e do desenvolvimento profissional dos professores. Do estudo emerge a necessidade de políticas e práticas que valorizem o trabalho dos coordenadores, para que proporcionem um ambiente propício para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Da pesquisa fica o produto final, na forma de um roteiro específico para a escola pesquisada, que visa favorecer aos coordenadores pedagógicos o planejamento da formação continuada na escola, para revigorar a prática pedagógica dos docentes, bem como o seu desenvolvimento profissional.
Abstract/Resumen: In an era of successive changes, it is essential to prioritize the continuous improvement of educational practices through the ongoing professional development of teachers in order to keep up with changes and address emerging educational needs. In this context, this research was guided by the question: How do the pedagogical coordinators at this school understand the process of continuous professional development that they facilitate within the school environment? The objective was to investigate the pedagogical coordinators' understandings of continuous professional development that they mediate and organize. The study was conducted from a qualitative approach, with the subjects being pedagogical coordinators from a public school in the State Education network of Rio Grande do Sul. The theoretical framework addresses aspects related to continuous professional development and the role of the pedagogical coordinator, and the State of Knowledge was produced by mapping the scientific and academic production on conceptions of continuous professional development mediated by the Pedagogical Coordinator. The study is anchored in authors such as Benincá, Fávero, Gatti, Imbernón, Nóvoa, Libâneo, Placco, Sartori, among others. The field research was conducted to collect the coordinators' conceptions about continuous professional development, and the data obtained in this phase were recorded, analyzed, and interpreted in three categories: a) the pedagogical coordinator: training and relationships in the school environment; b) the pedagogical coordinator: organization, planning, and support for teachers; and c) the pedagogical coordinator: conceptions of continuous professional development in the school. The results of the research revealed that pedagogical coordinators face various demands and take on responsibilities that are not part of their duties, negatively impacting their focus on their functions, especially regarding the continuous professional development of teachers in the school. However, coordinators recognize the importance of an ongoing formative process, in addition to initial training, to improve the school's and teachers' response to demands. The results also highlight the importance of conducting research within the school context to understand each school's reality. Thus, the study emphasizes the need to invest in the training and support of pedagogical coordinators to enhance and strengthen teachers' continuous professional development, serving as a key element for the constant improvement of pedagogical practice and teachers' professional development. The study underscores the need for policies and practices that value the work of coordinators to provide a conducive environment for the improvement of the teaching and learning process. From the research, a final product emerges in the form of a specific guide for the researched school, aimed at facilitating pedagogical coordinators in planning continuous professional development in the school, revitalizing teachers' pedagogical practice, and promoting their professional development.
Palavras-chave: Formação continuada na escola
Coordenador Pedagógico
Gestão pedagógica
Trabalho colaborativo
Planejamento pedagógico
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7109
Data do documento: Out-2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMARAL.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.