Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/712
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Richit, Adriana-
dc.creatorTeffili, Fabíola Carla Andretta-
dc.date2015-06-25-
dc.date.accessioned2017-07-12T11:59:14Z-
dc.date.available2017-07-10-
dc.date.available2017-07-12T11:59:14Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/712-
dc.description.abstractThis dissertation aims to illustrate and understand the changes of mathematics teaching as a result of the implementation of Polytechnic High School in public schools of Rio Grande do Sul. The presented discussions are based on a qualitative research carried out in state schools of the municipality of Erechim/RS, and was structured in three parts: the first part consisted in the analysis of current National Curriculum Guidelines for high school as well as the Pedagogical Proposal for the Polytechnic High School of Rio Grande do Sul; the second part consisted in examine the curriculum guidelines of collaborator schools, analyze the work plan of the mathematics teachers and the work plan of the Polytechnic High School integrated seminars, the third part was the administration of a questionnaire to the mathematics teachers of each school. Through the collected data, was possible clarify the changes of mathematics teaching arising from the implementation of the Polytechnic High School in Rio Grande do Sul. The research was theoretically based in studies that analyze the trends of mathematics teaching, for example, technologies, ethnomathematics, interdisciplinarity, pedagogy of projects and problem solving. The categories highlighted by the data collected during this research and analyzed in this dissertation were: emphasis on the interdisciplinary, focus on work with projects, changes in the dynamic of classroom practice and appreciation of the social function of mathematics. From the analysis performed, it is concluded that, the changes of mathematics teaching observed from the implementation of the Polytechnic High School relate to modifications in the mathematics teacher's pedagogy practice, in the role of the student in learning process, in the curriculum structure, in how the contents are organized and, above all, in the social role that mathematics assumes in student's formation.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação dedica-se a evidenciar e compreender as mudanças no ensino de matemática, decorrentes da implementação do Ensino Médio Politécnico na Rede Pública de ensino do Estado do Rio Grande do Sul. As discussões apresentadas baseiam-se nos resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo, desenvolvida em escolas estaduais do município de Erechim/RS, que foi estruturada em três etapas: a primeira consistiu em analisar as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, bem como a Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico do Estado do Rio Grande do Sul; a segunda em examinar as matrizes curriculares das escolas colaboradoras, analisar os planos de trabalhos dos professores de matemática e os planos de trabalho dos seminários integrados do Ensino Médio Politécnico de cada escola; a terceira etapa contemplou a aplicação de questionário com professores de matemática das escolas colaboradoras do estudo. Com os dados constituídos nessas etapas foi possível explicitar as compreensões sobre as mudanças no ensino de matemática, decorrentes da implementação do Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul. Fundamentou-se teoricamente em estudos que analisam as tendências no ensino de matemática, como por exemplo, tecnologias, etnomatemática, interdisciplinaridade, pedagogia de projetos e resolução de problemas. As categorias evidenciadas pelos dados constituídos ao longo da pesquisa e analisadas na presente dissertação foram: ênfase na interdisciplinaridade, foco no trabalho com projetos, mudanças na dinâmica da prática de sala de aula e valorização da função social da matemática. A partir da análise realizada concluiu-se que as mudanças no ensino de matemática, observadas a partir da implementação do Ensino Médio Politécnico, dizem respeito a modificações na prática pedagógica do professor de matemática, no papel do estudante no processo de aprendizagem, na estrutura curricular da disciplina, no modo de organizar os conteúdos e, sobretudo, no papel social que a matemática passa a assumir na formação do estudante.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-07-10T19:56:59Z No. of bitstreams: 1 TEFFILI, Fabíola.pdf: 1406049 bytes, checksum: e5a76df1b890a9026b9be3282d7f3890 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-07-12T11:59:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TEFFILI, Fabíola.pdf: 1406049 bytes, checksum: e5a76df1b890a9026b9be3282d7f3890 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-12T11:59:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TEFFILI, Fabíola.pdf: 1406049 bytes, checksum: e5a76df1b890a9026b9be3282d7f3890 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleMudanças no ensino de matemática no Rio Grande do Sul: um estudo sobre o ensino médio politécnicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TEFFILI, Fabíola.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.