Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7130
Tipo: Monografia
Título: Empreendedorismo social: percepção, conhecimento e grau de interesse dos alunos de admistração da UFFS Campus Chapecó
Autor(es): Michelon, Mayara
Primeiro Orientador: Tosta, Humberto Tonani
Primeiro membro da banca: Granado, Mara Lucia
Segundo membro da banca: Neves, Andrie Moreira
Resumo: Este estudo teve como objetivo descrever o grau de interesse, a percepção e conhecimento dos alunos da graduação em administração da UFFS campus Chapecó, no tocante ao tema Empreendedorismo Social. De acordo com Limeira (2018, p.2), o empreendedorismo social caracteriza-se como “um conjunto amplo e diversificado de iniciativas empresariais e sociais comprometidas com a geração de impacto social, ou seja, a superação dos desafios enfrentados pela população socioeconomicamente vulnerável por meio de modelos organizacionais e de negócios inovadores”. Como método de pesquisa utilizou-se o estudo de caso, com uma amostra de 369 alunos da graduação, através da aplicação de um questionário online, sendo que ao fim obteve-se 40 respostas. Dentre as percepções obtidas, destacam-se: A maior parte dos respondentes acreditam que o tema é importante para sua formação, contudo não percebem o interesse de seus colegas pela temática; O grau de conhecimento acompanha o relato de contato com o tema durante a graduação, o que enfatiza a importância das ações realizadas pela universidade; A maioria não tem interesse em uma vaga de emprego em um negócio social; Há o relato de que a temática deveria ser mais explorada dentro da universidade; E para eles os maiores desafios para um empreendedor social são: gerar receita, competir com negócios tradicionais e obter reconhecimento. A principal contribuição deste estudo foi evidenciar que há uma grande demanda a ser explorada nesta área de conhecimento. O conceito é relativamente novo e ainda possui muitas lacunas a serem exploradas.
Abstract/Resumen: The aim of this study was to describe the level of interest, perception and knowledge of undergraduate business students at the UFFS Chapecó campus regarding the topic of Social Entrepreneurship. According to Limeira (2018, p.2), social entrepreneurship is characterized as "a broad and diverse set of business and social initiatives committed to generating social impact, i.e. overcoming the challenges faced by the socioeconomically vulnerable population through innovative organizational and business models". The research method used was a case study, with a sample of 369 undergraduate students, through the application of an online questionnaire, and in the end 40 responses were obtained. Among the perceptions obtained, the following stand out: Most of the respondents believe that the subject is important for their training, however they do not perceive their colleagues' interest in the subject; The degree of knowledge goes hand in hand with the report of contact with the subject during graduation, which emphasizes the importance of the actions carried out by the university; The majority are not interested in a job in a social business; There is a report that the subject should be explored more within the university; And for them the biggest challenges for a social entrepreneur are: generating revenue, competing with traditional businesses and gaining recognition. The main contribution of this study was to show that there is a great demand to be explored in this area of knowledge.The concept is relatively new and still has many gaps to be explored. Keywords: Social entrepreneurship, social impact, entrepreneurship education.
Palavras-chave: Empreendedorismo social
Impacto social
Organizações
Educação
Ensino superior
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7130
Data do documento: 23-Ago-2023
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MICHELON.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.