Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7131
Tipo: Artigo Cientifico
Título: A divulgação científica em livros didáticos de ciências da natureza e suas tecnologias: formas de circulação e implicações para a educação em ciências
Título(s) alternativo(s): Scientific communication in nature science and its technologies textbooks: forms of circulation and implications for science education
Autor(es): Turra, Laura Darif
Primeiro Orientador: Fioresi, Claudia Almeida
Resumo: A Divulgação Científica (DC) se materializa na sociedade através de textos, que em sua maioria, estão disponíveis na rede. Neste trabalho, destacamos a inserção de textos de divulgação científica (TDC) em livros didáticos (LDs) de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, nas sete coleções aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2021. Apresentamos uma caracterização geral da inserção de TDC, buscando analisar as fontes citadas, a forma de inserção e a relação entre a versão citada e o texto original. Além disso, realizamos um recorte de análise para o tema radioatividade, evidenciando as potencialidades do uso da DC na Educação em Ciências, de modo a estabelecer relação com os conceitos da radioatividade encontrados nos capítulos dos LDs. O trabalho também contempla uma comparação da entrada de TDC no tema radioatividade nos LDs de Química (PNLD 2018) com o atual PNLD (2021) nos LDs de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, agora com a nova condição de produção da Base Nacional Comum Curricular. Na caracterização geral, observamos uma grande quantidade e diversidade de inserções de textos ao longo das sete coleções. No tema radioatividade, a maioria das inserções contemplaram assuntos similares, como acidentes radioativos ou aplicações da radioatividade. Na comparação entre os dois PNLD as irregularidades se sobrepõem às similaridades, sendo que, o atual PNLD contemplou um número de inserções significativamente menor e menos variado de TDC. Assim, observamos que a nova configuração dos LDs modificou sobremaneira a disposição dos conceitos influenciando também na entrada da DC. Deste modo, consideramos relevante a análise e discussão deste tipo para traçar e propor caminhos, para discussão desta forma de circulação do conhecimento na sala de aula.
Abstract/Resumen: Scientific Communication (SC) materializes in society through texts, which are available on the network. In this work, we highlight the insertion of scientific communication texts (SCT) in of Natural Sciences and Their Technologies textbooks, in the seven collections approved in the National Textbook Program 2021. We present a general characterization of the insertion of SCT, seeking to analyze the cited sources, the form of insertion and the relationship between the cited version and the original text. Besides, we carried out an analysis of the radioactivity theme, highlighting the potential of using SC in Science Education, to establish a relationship with the concepts of radioactivity found in the chapters of the textbooks. The work also includes a comparison of the entry of SCT in the radioactivity theme in the Chemistry textbooks (National Textbook Program 2018) with the current National Textbook Program (2021) in the Natural Sciences and their Technologies textbooks, now with the new production condition of the National Common Curricular Base. In the general characterization, we observed a great amount and diversity of text insertions throughout the seven collections. On the topic of radioactivity, most of the insertions contemplated similar subjects, such as radioactive accidents or radioactivity applications. In the comparison between the two National Textbook Program, the irregularities overlap the similarities, and the current National Textbook Program included a smaller number of insertions and less variety of SCT. Thus, we observed that the new configuration of the textbooks modified the layout of the concepts, also influencing the entry of SC. In this way, relevant the analysis and discussion of this type to trace and propose paths, for discussion of this form of circulation of knowledge in the classroom.
Palavras-chave: Livro didático
Ciência
Divulgação científica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7131
Data do documento: 23-Fev-2023
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TURRA.pdf2,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.