Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7134
Tipo: Monografia
Título: Ensino do empreendedorismo: para crianças do ensino fundamental no município de Chapecó
Autor(es): Ribeiro, Flávio Luiz
Primeiro Orientador: Tosta, Humberto Tonani
Primeiro membro da banca: Kroth, Darlan Christiano
Segundo membro da banca: Neves, Andrei Moreira
Resumo: O empreendedorismo ocupou uma posição importante no decorrer dos últimos anos no Brasil, inclusive nos ensinos bases: como ensino fundamental e médio, trazendo consigo a cultura empreendedora e o ensino sobre empreendedorismo. O presente trabalho teve como problemática entender como o ensino de empreendedorismo para estudantes de ensino fundamental está sendo trabalhado no município de Chapecó, buscando assim como objetivo principal analisar como o ensino de empreendedorismo é aplicado no ensino fundamental entre 6º ao 9º ano nas escolas do município, buscando uma construção inovadora e motivacional em cada criança desde o ensino base. Para que o objetivo fosse alcançado, foi realizado um mapeamento das ações de ensino de empreendedorismo no ensino fundamental, identificando quais são as principais referências do ensino de empreendedorismo no município de Chapecó/SC, verificando como são desenvolvidas as ações de empreendedorismo no município, quais são os sujeitos que promovem as ações empreendedoras. Desenvolveu-se um estudo de natureza qualitativa, classificada quanto aos fins como descritiva e quanto aos meios bibliográfica e pesquisa a campo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas em grupo focal realizadas de forma presencial na Secretaria Municipal de Educação - SEDUC, através de uma amostra por representatividade e acessibilidade. Os resultados evidenciados demonstram que as ações de ensino de empreendedorismo têm papel fundamental na formação pessoal e profissional dos alunos do ensino fundamental. Assim, é uma vertente nova de estudos e muitas novidades acabam surgindo no decorrer do desenvolvimento, surpreendendo positivamente aqueles que aplicam o ensino, de modo que a construção diária e as adaptações fazem parte do processo, exigindo principalmente dos alunos, professores e coordenadores inovação, planejamento, sustentabilidade e comprometimento para o fomento do ensino do empreendedorismo para alunos do ensino fundamental.
Abstract/Resumen: Entrepreneurship has occupied an important position over the last few years in Brazil, including in basic education, such as elementary and high school, bringing with it the entrepreneurial culture and teaching about entrepreneurship. The present work had as problematic to understand how the teaching of entrepreneurship to elementary school students is being worked in the city of Chapecó/SC, thus seeking with main objective to analyze how the teaching of entrepreneurship is applied in elementary education between 6th to 9th grade in schools in the city of Chapecó/SC, seeking an innovative construction, motivational in each child since the basic education. For the goal to be achieved, a mapping of entrepreneurship teaching actions in elementary education was carried out, identifying which are the main references of entrepreneurship teaching in the municipality of Chapecó/SC, checking how entrepreneurship actions are developed in the municipality, which are the subjects that promote entrepreneurial actions. A qualitative study was developed, classified as to the ends, being descriptive and as to the means being bibliographic and field research. The data collection was carried out by means of focus group interviews conducted in person at the Municipal Education Secretary - SEDUC, through a sample by representativeness and accessibility. The results show that entrepreneurship education plays a fundamental role in the personal and professional development of elementary school students. Still, it is a new aspect of studies and many novelties end up appearing in the course of development, positively surprising those who apply the teaching, however, daily construction and adaptations are part of the process, demanding mainly from students, teachers and coordinators; innovation, planning, sustainability and commitment to the promotion of entrepreneurship teaching for elementary school students.
Palavras-chave: Empreendedorismo
Ensino fundamental
Ensino e aprendizagem
Crianças
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7134
Data do documento: 5-Jul-2023
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RIBEIRO1.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.