Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7141
Tipo: Monografia
Título: Invisibilidade ou capilaridade do MOBRAL em Santa Catarina?
Autor(es): Vailon, Camila Casagrande
Primeiro Orientador: Rodrigues, Marilda Merência
Primeiro membro da banca: Vojniak, Fernando
Segundo membro da banca: Vieira, Vitor Marcelo
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como tema o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), o qual foi institucionalizado no contexto da ditadura militar, em 1967, sob o governo autoritário do general Arthur da Costa e Silva. Essa pesquisa parte da possibilidade alinhada com a História da Educação Brasileira, objetivando compreender a presença do MOBRAL em Santa Catarina entre os anos de 1970 a 1985, a partir da sua institucionalização governamental, criação e implementação de seus programas de ensino para jovens e adultos analfabetos no território catarinense, uma vez que, a partir da realização do levantamento bibliográfico, percebeu-se a falta de produções acadêmicas vinculadas ao Movimento no estado. A análise metodológica utilizada na pesquisa, contempla a principal fonte utilizada nesse trabalho, disponibilizada pelo acervo do Arquivo Público de Santa Catarina, intitulada Programa de Desenvolvimento Cultural, além do cruzamento de fontes primárias auxiliares disponibilizadas pelo Portal do Domínio Público. A partir destes documentos, pretende-se investigar a invisibilidade ou capilaridade do MOBRAL, problematizando as suas formas de implementação no território catarinense, e como se relacionam com as dinâmicas políticas, sociais e educacionais da região. Além disso, objetiva-se compreender a influência e participação de grupos políticos ou sociais no processo de implementação e/ou na disponibilidade de recursos financeiros e humanos para a viabilização do projeto. A pesquisa dividese em três capítulos, sendo que no primeiro deles realiza-se uma introdução da escolha da temática e o seu levantamento teórico-metodológico. No segundo capítulo é realizada uma revisão de literatura, a partir de um balanço de pesquisas realizadas nos programas de pós-graduação em História e Educação das duas maiores universidades de Santa Catarina, além do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, a partir do qual realiza-se uma contextualização nacional da implementação do MOBRAL. No terceiro capítulo, por sua vez, é feita uma análise das fontes documentais nacionais e estadual, seus conteúdos e suas características, com a intenção de encontrar relações entre o Movimento e suas diretrizes no estado de Santa Catarina, buscando dar visibilidade a uma temática pouco explorada no meio acadêmico.
Abstract/Resumen: El tema de esta conclusión de curso es el Movimiento Brasileño de Alfabetización (MOBRAL), que se institucionalizó en el contexto de la dictadura militar en 1967, bajo el gobierno autoritario del General Arthur da Costa e Silva. Esta investigación parte de la posibilidad alineada con la Historia de la Educación Brasileña, con el objetivo de comprender la presencia del MOBRAL en Santa Catarina entre los años 1970 y 1985, desde su institucionalización gubernamental, creación e implementación de sus programas de enseñanza para jóvenes y adultos analfabetos en el territorio catarinense, ya que, a partir del relevamiento bibliográfico, se constató la falta de producciones académicas vinculadas al Movimiento en el estado. El análisis metodológico utilizado en la investigación incluye la fuente principal utilizada en este trabajo, puesta a disposición por el acervo del Archivo Público de Santa Catarina, titulada Programa de Desarrollo Cultural, además del cruce de fuentes primarias auxiliares puestas a disposición por el Portal de Dominio Público. A partir de estos documentos, se pretende investigar la invisibilidad o capilaridad del MOBRAL, problematizando sus formas de implantación en el territorio de Santa Catarina, y cómo se relacionan con las dinámicas políticas, sociales y educativas de la región. Además, pretende comprender la influencia y participación de grupos políticos o sociales en el proceso de implementación y/o en la disponibilidad de recursos financieros y humanos para viabilizar el proyecto. La investigación se divide en tres capítulos, el primero de los cuales presenta la elección del tema y su estudio teórico-metodológico. En el segundo capítulo, se realiza una revisión bibliográfica, basada en una revisión de las investigaciones realizadas en los programas de posgrado en Historia y Educación de las dos mayores universidades de Santa Catarina, además del Catálogo de Tesis y Disertaciones de la CAPES, a partir del cual se realiza una contextualización nacional de la implementación del MOBRAL. El tercer capítulo analiza las fuentes documentales nacionales y estatales, sus contenidos y características, con la intención de encontrar relaciones entre el Movimiento y sus directrices en el estado de Santa Catarina, buscando dar visibilidad a un tema poco explorado en el medio académico.
Palavras-chave: Ditadura
Movimento Brasileiro de Alfabetização
Santa Catarina
História da educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7141
Data do documento: 14-Jul-2023
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VAILON.pdf907,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.