Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7145
Tipo: Monografia
Título: Água de colonial: performance, antimonumento e movimento como gestos anticoloniais
Autor(es): Trindade, Carla
Primeiro Orientador: Machado, Ricardo
Primeiro membro da banca: Boppré, Fernando Chíquio
Segundo membro da banca: Vicenzi, Renilda
Resumo: A partir da perspectiva teórica e política da decolonialidade a presente monografia aborda algumas histórias que as águas do Rio Cubatão do Sul têm para contar. Tensionadas a partir das reflexões trazidas pelo movimento artístico da companhia descolonizadora expresso na performance/intervenção minimonumento Água De Colonial CALDAS dos BORORENOS, que atua como ponto de partida para problematizar as diferentes narrativas atribuídas as águas. Impulsionado uma discussão sobre performance e antimonumento, concomitante às discussões postas pela arte contemporânea. Posteriormente, também colocando-se em movimento, a pesquisadora deslocou-se até as águas termais em Santo Amaro da Imperatriz/SC, ao qual dessa viagem, são abordados os diferentes sentidos e caminhos que as fontes são direcionadas devido a sua existência nesse território, e que divergem das histórias postas como oficiais, celebrando a memória e existência da população indígena e quilombola junto das águas. Isto é feito a partir de narrativas de viagens, intercaladas com fontes e bibliografias sobre a localidade.
Abstract/Resumen: Desde la perspectiva teórica y política de la decolonialidad, esta monografía aborda algunas historias que las aguas del río Cubatão do Sul tienen para contar. Tensionado a partir de las reflexiones aportadas por el movimiento artístico de la compañía descolonizadora expresadas en el minimonumento de performance/intervención Água De Colonial CALDAS dos BORORENOS, que actúa como punto de partida para problematizar las diferentes narrativas atribuidas a las aguas. Promovió una discusión sobre performance y antimonumento, concomitante con las discusiones planteadas por el arte contemporáneo. Posteriormente, también poniéndose en movimiento, la investigadora se dirigió a las aguas termales en Santo Amaro da Imperatriz/SC, a las que desde este viaje se dirigen los diferentes sentidos y caminos que se dirigen las fuentes debido a su existencia en este territorio, y que divergen de las historias puestas como oficiales, celebrando la memoria y existencia de la población indígena y quilombola por las aguas. Esto se hace a partir de narraciones de viajes, intercaladas con fuentes y bibliografías sobre la localidad.
Palavras-chave: Decolonialidade
Águas termais
Rio Cubutão do Sul
História
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7145
Data do documento: 5-Jul-2023
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRINDADE.pdf5,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.