Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7151
Tipo: Monografia
Título: Violência contra mulheres universitárias LGBTQIA+
Autor(es): Ferraz, Brígida da Penha
Almeida, Inaiá Aparecida de
Primeiro Orientador: Silva Filho, Cláudio Claudino da
Primeiro membro da banca: Rosseto, Maíra
Segundo membro da banca: Araújo, Jeferson Santos
Resumo: A violência contra a mulher é considerada uma das grandes questões da contemporaneidade. Apesar dos progressos já alcançados nesse campo, muito empenho ainda é necessário para alteração da realidade atual. Esse fato pode ser visualizado pelo crescente número de vítimas, principalmente quando se refere a mulheres LGBTQIA+, pelas lacunas nas notificações, que desconsideram informações quanto a identidade de gênero e orientação sexual das vítimas e pelo silenciamento e camuflagem dessas violências em determinados espaços sociais, como nas universidades. Em vista disso, o presente estudo tem como objetivo (re)conhecer as violências perpetradas contra mulheres universitárias LGBTQIA+. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório. Participaram do estudo mulheres matriculadas em algum curso do ensino superior. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário semiestruturado e os dados foram analisados por meio do método de análise de conteúdo, proposto por Bardin. Participaram da pesquisa 34 mulheres universitárias, matriculadas em seis diferentes instituições de ensino superior, sendo três de âmbito privado e três públicas, localizadas nas regiões sul, sudeste e nordeste do país. A análise dos resultados possibilitou a construção de três categorias, por meio das quais os dados foram apresentados e discutidos, sendo elas: “realidade enfrentada pelas mulheres universitárias LGBTQIA+ no contexto estudantil”, “realidade das instituições de ensino superior brasileiras” e “o que as mulheres universitárias LGBTQIA+ esperam das instituições de ensino”. Com o estudo foi possível confirmar que essas mulheres são violentadas fisicamente, moralmente e psicologicamente durante a vida acadêmica nos locais que, teoricamente, deveriam ofertar-lhes acolhimento, inclusão e conhecimento e por pessoas que deveriam recebê-las e fazer com que se sentissem pertencentes a esses espaços. Também foi possível constatar que a precariedade de políticas e ações para intervir nessa realidade ainda é uma realidade em grande parte das instituições de ensino brasileiras e que o sentimento das universitárias é de desamparo. No entanto, ainda acreditam que as universidades possam assumir seus papéis de promotoras de mudanças sociais. Para isso, esperam que as instituições acolham as vítimas, criem protocolos para condução dos casos, punam os agressores e implementem projetos educativos voltados à desconstrução do preconceito. Nessa perspectiva, acredita-se que este estudo possa colaborar com a visibilidade dessa realidade e também oferecer um direcionamento para as universidades sobre como se adequarem. Dessa forma, espera-se que a permanência digna se torne parte da realidade do direito à educação que vem sendo conquistado pelas populações historicamente invisibilizadas em nosso país.
Abstract/Resumen: Violence against women is considered one of the great contemporary issues. Despite the progress already achieved in this field, much effort is still needed to change the current reality. This fact can be visualized by the growing number of victims, especially when referring to LGBTQIA+ women, by the gaps in the notifications, which disregard information regarding the gender identity and sexual orientation of the victims and by the silencing and camouflage of this violence in certain social spaces, such as at universities. In view of this, the present study aims to (re)understand the violence perpetrated against LGBTQIA+ university women. This is a qualitative, descriptive and exploratory study. Women enrolled in a higher education course participated in the study. Data collection was performed using a semi-structured questionnaire and data were analyzed using the content analysis method proposed by Bardin. 34 female university students, enrolled in six different institutions of higher education, three private and three public, located in the south, southeast and northeast of the country, participated in the research. The analysis of the results enabled the construction of three categories, through which the data were presented and discussed, namely: “the reality faced by LGBTQIA+ university women in the student context”, “the reality of Brazilian higher education institutions” and “what LGBTQIA+ university women expect from educational institutions”. With the study, it was possible to confirm that these women are physically, morally and psychologically abused during their academic life in places that, theoretically, should offer them shelter, inclusion and knowledge, and by people who should welcome them and make them feel like they belong. to these spaces. It was also possible to verify that the precariousness of policies and actions to intervene in this reality is still a reality in most Brazilian educational institutions and that the university students' feeling is of helplessness. However, they still believe that universities can assume their role as promoters of social change. For this, they expect institutions to welcome victims, create protocols for handling cases, punish aggressors and implement educational projects aimed at deconstructing prejudice. In this perspective, it is believed that this study can collaborate with the visibility of this reality and also offer a direction for universities on how to adapt. In this way, it is expected that dignified permanence becomes part of the reality of the right to education that has been conquered by historically invisible populations in our country.
Palavras-chave: Violência
Mulheres
Ensino superior
Saúde da mulher
Gênero (grupos sociais)
LGBTQIA+
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7151
Data do documento: 12-Jul-2023
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERRAZ.pdf2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.