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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7157
Type: | Monografia |
Título : | Concepções da educação ambiental no combate à dengue: uma revisão da literatura |
Author: | Marchite, Gracieli Beatriz |
First advisor: | Voltolini, Caroline Heinig |
Resume: | A dengue é um grande problema de saúde pública em todo o mundo, agravado em países de temperatura tropical, onde o clima quente e úmido proporciona condições ideais para a reprodução do mosquito. Um grande número de fatores é conhecido por exacerbar a reprodução dos mosquitos Aedes aegypti. No Brasil apesar das campanhas lançadas anualmente para conscientizar a população sobre os riscos e melhorar a qualidade da informação prestada à população e/ou aos profissionais de saúde, o número de casos registrados continua subindo. Essa revisão teve como objetivo realizar levantamento de artigos que abordaram de diversas formas a Educação Ambiental nas ações de combate à dengue. Bem como, problematizar as problemáticas da dengue no Brasil; debater as ações que relacionem dengue e Educação Ambiental e realizar um levantamento de artigos que abordem a Educação Ambiental e as ações de combate à dengue. A busca foi realizada utilizando a base de dados Portal Capes. Na presente pesquisa foram incluídos e analisados 10 artigos. A análise de dados foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Foram definidas três categorias finais: 1) Educação Popular em Saúde (EPS) e Educação Sanitária e suas interfaces com a Educação Ambiental; 2) Aspectos gerais da Educação Ambiental nos artigos sobre prevenção à dengue e o enfoque na EA Crítica; 3) Formação Docente e metodologias didáticas presentes nos artigos de prevenção à dengue. Na primeira categoria os principais aspectos de intersecção entre EPS e EA observados nos artigos são a importância do diálogo com a comunidade e a multidisciplinaridade/interdisciplinaridade. Na segunda categoria na maior parte dos artigos foi feito referência a necessidade de uma Educação Ambiental que torne os cidadãos ativos e críticos em relação às questões socioambientais. E na terceira categoria ressalta-se a importância da escola como espaço essencial para conscientização em relação à dengue e a necessidade de formação docente inicial e continuada, destacando-se a necessidade de abordar de forma mais abrangente a temática da dengue, superando o modelo de trabalhar a Educação Ambiental voltada apenas para a saúde. Para um processo de Educação Ambiental crítica em relação à dengue com fins a transformação desta atual problemática é preciso abordar além dos aspectos biológicos e sanitários envolvidos, também a valorização dos saberes populares, o estímulo à ação popular no planejamento e nas tomadas de decisões na sociedade e a busca de soluções coletivas para as dificuldades relacionados ao A. aegypti. |
Resumen : | Dengue fever is a major public health problem around the world, aggravated in countries with tropical temperatures, where the hot and humid climate provides ideal conditions for mosquito reproduction. A large number of factors are known to exacerbate the reproduction of Aedes aegypti mosquitoes. In Brazil, despite campaigns launched annually to raise awareness of the risks and improve the quality of information provided to the population and/or health professionals, the number of registered cases continues to rise. This review aimed to survey articles that addressed Environmental Education in actions to combat dengue in different ways. As well as problematizing the problems of dengue in Brazil; debate actions that relate dengue and Environmental Education and carry out a survey of articles that address Environmental Education and actions to combat dengue. The search was carried out using the Portal Capes database. In this research, 10 articles were included and analyzed. Data analysis was carried out using Discursive Textual Analysis (DTA). Three final categories were defined: 1) Popular Health Education (EPS) and Sanitary Education and their interfaces with Environmental Education; 2) General aspects of Environmental Education in articles on dengue prevention and the focus on Critical EA; 3) Teacher Training and teaching methodologies present in dengue prevention articles. In the first category, the main aspects of intersection between EPS and EA observed in the articles are the importance of dialogue with the community and multidisciplinarity/interdisciplinarity. In the second category, most articles referred to the need for Environmental Education that makes citizens active and critical in relation to socio-environmental issues. And in the third category, the importance of the school as an essential space for raising awareness regarding dengue and the need for initial and continued teacher training is highlighted, highlighting the need to address the issue of dengue in a more comprehensive way, overcoming the model of work on Environmental Education focused solely on health. For a process of critical Environmental Education in relation to dengue with the aim of transforming this current problem, it is necessary to address, in addition to the biological and health aspects involved, also the valorization of popular knowledge, the encouragement of popular action in planning and decision-making in society and the search for collective solutions to difficulties related to A. aegypti. |
Palabras clave : | Educação ambiental Controle de mosquitos Aedes Formação de professores |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Realeza |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7157 |
Fecha de publicación : | 16-feb-2023 |
Aparece en las colecciones: | Ciências Biológicas - Licenciatura |
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