Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7179
Tipo: Monografia
Título: Análise do perfil dos egressos da primeira turma de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó
Autor(es): Sobierai, Leilane Dayane
Pereira, Stefany Maciel
Primeiro Orientador: Barbato, Paulo Roberto
Primeiro membro da banca: Fônseca, Graciela Soares
Segundo membro da banca: Helou, Thais Nascimento
Resumo: Introdução: As características do egresso permitem fazer reflexões acerca da pretensão do curso, sendo um elemento importante, a partir das análises da identificação do percurso de formação e a percepção dos ex-alunos que vivenciaram a formação. Objetivo: Caracterizar os egressos da primeira turma do curso de medicina UFFS, campus Chapecó. Metodologia: Trata-se de estudo quantitativo, transversal, descritivo e exploratório, com uma população de 36 egressos e uma amostra de 24 participantes, os quais foram estudantes egressos do curso de graduação em medicina da UFFS, campus Chapecó, matriculados no semestre 2015.2 ou transferidos que concluíram o curso juntamente com os ingressantes na primeira turma. Foram realizadas estatísticas descritivas a partir das respostas ao questionário aplicado, onde as variáveis numéricas são apresentadas por meio de medidas de tendência central e de dispersão e as variáveis categóricas apresentadas por meio de frequência absoluta e relativa. Resultados e discussão: Foi identificado uma predominância de egressos de sexo feminino (58,3%), sendo a média de idade total de 28,8 anos. Dos egressos, 70,8% são solteiros e 70,9 % viveram no estado de Santa Catarina (SC) nos primeiros 2 meses pós formatura, com fixação pós-formatura no mesmo local. A busca por conhecimentos é constante, tal que 100% se mantém atualizados. Além disso, 41,7% estão realizando residência médica, e 16,7% estão cursando especializações. Todos exercem a medicina atualmente, sendo que o vínculo empregatício predominante se dá na área pública com assistência à saúde. A medicina é a principal fonte de renda dos egressos, sendo que 50,0% estão satisfeitos com o seu salário e 62,5% deles serem os atuais provedores da família. De acordo com os egressos, os tópicos que a instituição mais contribuiu para seu desenvolvimento pessoal foram o comportamento ético, o despertar do interesse pela busca de novos conhecimentos, a capacidade de trabalhar em equipe e a capacidade de se adaptar a mudanças. Já os que mais deixaram a desejar foram a autodisciplina, a capacidade de liderança e a capacidade de tomar decisões. Quanto a percepção acerca de sentir-se preparado para as diversas áreas de atuação profissional, 58,3% se sentem muito preparados na área de Atenção Básica e 16,6% se sentem despreparados para atuar na urgência/emergência, sendo essas, as mais destoantes. 70,8% dos egressos afirmam que o curso de medicina correspondeu a suas expectativas, apesar de 91,7% considerarem a profissão estressante e 75% acharem que a profissão perdeu seu prestígio para a sociedade nos últimos tempos. Conclusão: As informações obtidas na pesquisa trazem dados sobre o alinhamento da formação do egresso com as políticas de formação, bem como dados relevantes para a avaliação do curso. Destaca-se- a importância da universidade quando a formação de autodisciplina e capacidade de tomar decisões, além do preparo para atuação na Atenção Básica. Por fim, é imprescindível novos estudos para se conhecer onde se encontram os déficits nos componentes que os alunos se sentem menos despreparados, para que haja mudanças positivas para as turmas seguintes.
Abstract/Resumen: Introduction: The characteristics of the graduate allow for reflections on the intention of the course, being an important element, based on the analysis of the identification of the training path and the perception of the former students who experienced the training. Objective: To characterize the graduates of the first class of the UFFS medicine course, Chapecó campus. Methodology: This is a quantitative, cross-sectional, descriptive and exploratory study, with a population of 36 graduates and a sample of 24 participants, who were graduate students from the undergraduate medical course at UFFS, Chapecó campus, enrolled in the 2015.2 semester or transferred who completed the course along with the entrants in the first class. Descriptive statistics were performed based on the answers to the applied questionnaire, where numerical variables are presented through measures of central tendency and dispersion, and categorical variables are presented through absolute and relative frequency. Results and discussion: A predominance of female graduates (58.3%) was identified, with a mean total age of 28.8 years. Of the graduates, 70.8% are single and 70.9% lived in the state of Santa Catarina (SC) in the first 2 months after graduation, with post-graduation fixation in the same place. The search for knowledge is constant, such that 100% remain up-to-date. In addition, 41.7% are undergoing medical residency, and 16.7% are studying specializations. All currently practice medicine, and the predominant employment relationship is in the public area. Medicine is graduates' main income source, with 50.0% being satisfied with their salary and 62.5% being the current family breadwinners. According to the graduates, the topics that the institution most contributed to their personal development were ethical behavior, the awakening of interest in the search for new knowledge, the ability to work in a team, and the ability to adapt to changes. Those who left most to be desired were self-discipline, leadership skills, and the ability to make decisions. As for the perception of feeling prepared for the different areas of professional activity, 58.3% feel very prepared in the area of Primary Care and 16.6% feel unprepared to act in urgency/emergency, these being the most discordant. 70.8% of graduates say that the medical course met their expectations, although 91.7% consider the profession stressful and 75% think that the profession has recently lost its prestige in society. Conclusion: The information obtained in the survey brings data on the alignment of the graduate's training with the training policies, as well as relevant data for the evaluation of the course. The importance of the university stands out when training self-discipline and the ability to make decisions, in addition to preparing to work in Primary Care. Finally, further studies are essential to find out where the deficits are found in the components that students feel less unprepared for, so that there are positive changes for the following classes.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Medicina
Ensino superior
Estudantes de ensino superior
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7179
Data do documento: 31-Mai-2023
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOBIERAI.pdf536,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.