Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7198
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferreira, Priscila Ribeiro-
dc.creatorCattaneo, Silvia Aparecida Kopik-
dc.date2014-
dc.date.accessioned2023-11-23T18:04:27Z-
dc.date.available2023-11-23T18:04:27Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7198-
dc.description.resumoA Educação de Tempo Integral vem ganhando énfase e isso faz com que a educação no Brasi seja pensada, para que a integralidade dos alunos tente ser atingida. Dentro deste patamar encontramos a Educação Infantil que ao longo do tempo apresentou grandes e importantes mudanças e que oferece o tempo integral às crianças que necessitam ficar o dia todo nos CMEIS- Centros Municipais de Educação Infantil. O tempo em que a criança está no CMEI é precioso, pois ali ela está tendo o primeiro contato com a escola, está se socializando e se desenvolvendo. Esse tempo tende a ser planejado para que sejam oferecidas ao aluno todas as oportunidades de descoberta, assim os espaços também devem ser pensados e na falta deles que seja criado possibilidades. O estudo apontou a importância da avaliação na educação infantil e sua diferenciação. Analisou-se também o CME! Primeiros Passos de Chopinzinho-PR e CMEI Vó Ema de Coronel Vivida-PR, onde observou a diferença dos espaços e a diferença do CMEI planejado e construído pelo Programa Proinfância. Por fim demonstraram-se os resultados da observação dos dois CMEIs e as possibilidades aos espaços menores.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2023-11-03T18:46:04Z No. of bitstreams: 1 CATTANEO.pdf: 28571048 bytes, checksum: 57779ea7601eed742438355f7bbcf503 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-11-23T18:04:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CATTANEO.pdf: 28571048 bytes, checksum: 57779ea7601eed742438355f7bbcf503 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-23T18:04:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CATTANEO.pdf: 28571048 bytes, checksum: 57779ea7601eed742438355f7bbcf503 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Laranjeiras do Sulpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.titleEducação infantil: primeira etapa da educação de tempo integralpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Integral

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CATTANEO.pdf27,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.