Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7198
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Priscila Ribeiro | - |
dc.creator | Cattaneo, Silvia Aparecida Kopik | - |
dc.date | 2014 | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-23T18:04:27Z | - |
dc.date.available | 2023-11-23T18:04:27Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7198 | - |
dc.description.resumo | A Educação de Tempo Integral vem ganhando énfase e isso faz com que a educação no Brasi seja pensada, para que a integralidade dos alunos tente ser atingida. Dentro deste patamar encontramos a Educação Infantil que ao longo do tempo apresentou grandes e importantes mudanças e que oferece o tempo integral às crianças que necessitam ficar o dia todo nos CMEIS- Centros Municipais de Educação Infantil. O tempo em que a criança está no CMEI é precioso, pois ali ela está tendo o primeiro contato com a escola, está se socializando e se desenvolvendo. Esse tempo tende a ser planejado para que sejam oferecidas ao aluno todas as oportunidades de descoberta, assim os espaços também devem ser pensados e na falta deles que seja criado possibilidades. O estudo apontou a importância da avaliação na educação infantil e sua diferenciação. Analisou-se também o CME! Primeiros Passos de Chopinzinho-PR e CMEI Vó Ema de Coronel Vivida-PR, onde observou a diferença dos espaços e a diferença do CMEI planejado e construído pelo Programa Proinfância. Por fim demonstraram-se os resultados da observação dos dois CMEIs e as possibilidades aos espaços menores. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2023-11-03T18:46:04Z No. of bitstreams: 1 CATTANEO.pdf: 28571048 bytes, checksum: 57779ea7601eed742438355f7bbcf503 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-11-23T18:04:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CATTANEO.pdf: 28571048 bytes, checksum: 57779ea7601eed742438355f7bbcf503 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-11-23T18:04:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CATTANEO.pdf: 28571048 bytes, checksum: 57779ea7601eed742438355f7bbcf503 (MD5) Previous issue date: 2014 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Laranjeiras do Sul | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Socialização | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.title | Educação infantil: primeira etapa da educação de tempo integral | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação Integral |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CATTANEO.pdf | 27,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.