Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7198
Type: Monografia
Title: Educação infantil: primeira etapa da educação de tempo integral
Author: Cattaneo, Silvia Aparecida Kopik
First advisor: Ferreira, Priscila Ribeiro
Resume: A Educação de Tempo Integral vem ganhando énfase e isso faz com que a educação no Brasi seja pensada, para que a integralidade dos alunos tente ser atingida. Dentro deste patamar encontramos a Educação Infantil que ao longo do tempo apresentou grandes e importantes mudanças e que oferece o tempo integral às crianças que necessitam ficar o dia todo nos CMEIS- Centros Municipais de Educação Infantil. O tempo em que a criança está no CMEI é precioso, pois ali ela está tendo o primeiro contato com a escola, está se socializando e se desenvolvendo. Esse tempo tende a ser planejado para que sejam oferecidas ao aluno todas as oportunidades de descoberta, assim os espaços também devem ser pensados e na falta deles que seja criado possibilidades. O estudo apontou a importância da avaliação na educação infantil e sua diferenciação. Analisou-se também o CME! Primeiros Passos de Chopinzinho-PR e CMEI Vó Ema de Coronel Vivida-PR, onde observou a diferença dos espaços e a diferença do CMEI planejado e construído pelo Programa Proinfância. Por fim demonstraram-se os resultados da observação dos dois CMEIs e as possibilidades aos espaços menores.
Keywords: Educação integral
Educação infantil
Socialização
Desenvolvimento infantil
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Laranjeiras do Sul
Type of Access: Acesso Restrito
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7198
Issue Date: 2014
Appears in Collections:Especialização em Educação Integral

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CATTANEO.pdf27,9 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.