Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7208
Tipo: Monografia
Título: Educação de tempo integral: uma análise do turno e contra turno da Escola Municipal do Bairro Planalto com vistas à nova proposta de educação de tempo integral
Autor(es): Oliveira, Maria Roseli da Silva de
Primeiro Orientador: Ferreira, Priscila Ribeiro
Resumo: Este estudo parte da necessidade de investigar o trabalho docente frente a um novo desafio: a implantação da nova proposta de educação de tempo integral em uma escola da rede pública municipal. Tem como questão central, conhecer como o professor das séries iniciais do ensino fundamental, desenvolve sua prática docente através das oficinas curriculares dentro do tempo e espaço escolar. Assim sendo apresenta como objetivos perceber e analisar as implicações desta nova proposta curricular no papel do professor e de sua prática. A pesquisa de campo se desenvolve acompanhando o funcionamento das oficinas curriculares de contra turno, na escola Bairro Planalto, também denominada, CAIC. Tem como procedimento metodológico: 1) a análise documental, como fonte de informação para contextualizar a teoria com a prática da escola em estudo; 2) A observação da infra-estrutura e do cotidiano escolar, com o foco no desempenho das atividades docentes, nas condições para desenvolver as oficinas e no processo de ensino- aprendizagem. 3) Conversas informais relacionadas ás atividades complementares do contra turno, com professores, coordenadores e demais profissionais da escola com o intuito de obter mais detalhes sobre a educação integral oferecida pela escola. Nesta perspectiva, os resultados ainda que parciais, mostram que a escola Bairro Planalto enfrenta como principais desafios, desenvolver a qualificação e o potencial dos sujeitos envolvidos para se obter maior comprometimento com os resultados desejados e ainda uma proposta curricular com todas as atividades integradas, que implica em desafiar a linearidade e a fragmentação do currículo disciplinar, priorizando o trabalho voltado a formação integral do sujeito, o que influencia na qualidade da educação.
Abstract/Resumen: his study is based on the need to investigate teaching work in the face of a new challenge: the implementation of a new full-time education proposal in a municipal public school. Its central question is to understand how teachers in the initial grades of elementary school develop their teaching practice through curricular workshops within the school time and space. Therefore, its objectives are to understand and analyze the implications of this new curricular proposal on the role of the teacher and their practice. Field research is carried out following the functioning of after-school curricular workshops at the Bairro Planalto school, also known as CAIC. Its methodological procedure is: 1) document analysis, as a source of information to contextualize the theory with the practice of the school under study; 2) Observation of the infrastructure and daily school life, with a focus on the performance of teaching activities, the conditions for developing workshops and the teaching-learning process. 3) Informal conversations related to complementary after-shift activities, with teachers, coordinators and other school professionals in order to obtain more details about the comprehensive education offered by the school. From this perspective, the results, although partial, show that the Bairro Planalto school faces the main challenges of developing the qualifications and potential of the subjects involved to obtain greater commitment to the desired results and also a curricular proposal with all integrated activities, which implies challenging the linearity and fragmentation of the disciplinary curriculum, prioritizing work aimed at the integral training of the subject, which influences the quality of education.
Palavras-chave: Educação integral
Ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7208
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Integral

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA.pdf36,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.