Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7211
Tipo: Monografia
Título: Gestão do programa Mais Educação no Colégio Estadual Cristo Rei de Francisco Beltrão - PR
Autor(es): Luz, Constantino Eleuthério da
Primeiro Orientador: Ferreira, Priscila Ribeiro
Resumo: A presente pesquisa apresenta o modelo de gestão do Programa Mais Educação no Colégio Estadual Cristo Rei de Francisco Beltrão, Paraná. No primeiro capitulo abordamos as características do Programa Mais Educação, bem como seu histórico, estrutura de organização, operacionalização e sua abrangência em todo o território brasileiro. Mostramos em tabelas as atividades mais ofertadas e o ranking dos estados com maior participação de escolas no Programa Mais Educação. Ainda neste capítulo relatamos o histórico do Colégio Estadual Cristo Rei ilustrado com imagens. O Colégio Cristo Rei aderiu ao Mais Educação no ano de 2011 em diante. Do universo de 270 alunos do colégio, 109 estão no sistema de jornada ampliada das oito horas às quinze horas. No período da manhã os alunos recebem aulas da matriz curricular básica, almoçam e no período da tarde participar das atividades de; capoeira, danças, teatro, futsal, xadrez e tecnologias educacionais em Cultura Digital e Acompanhamento Pedagógico. No ano de 2013 o colégio recebeu recursos na ordem de R$ 39.384,00 destinados à manutenção do Programa. Os macrocampos que receberam mais recursos foram: Cultura Digital e Acompanhamento Pedagógico, ambos para as atividades de Tecnologias educacionais na aquisição de Kits de Capital e kits Custeio, com recursos de RS 7.000,00, já o macrocampo Esporte e Laser foi o que recebeu menos recursos, com valores próximos a R$ 1.000,00. A equipe pedagógica do Colégio Cristo Rei avalia como satisfatório o resultado das ações do Programa Mais Educação. A equipe percebe uma evolução positiva do alunado no sentido de consciência de cidadania, equilíbrio emocional e assimilação dos conteúdos em relação aos alunos que não participam do Programa.
Abstract/Resumen: This research presents the management model of the Mais Educação Program at Colégio Estadual Cristo Rei de Francisco Beltrão, Paraná. In the first chapter we address the characteristics of the Mais Educação Program, as well as its history, organizational structure, operationalization and its scope throughout the Brazilian territory. We show in tables the most offered activities and the ranking of the states with the highest participation of schools in the Mais Educação Program. Still in this chapter we report the history of Colégio Estadual Cristo Rei illustrated with images. Colégio Cristo Rei joined Mais Educação from 2011 onwards. Of the 270 students at the school, 109 are on the extended day system from eight am to three pm. In the morning, students receive basic curriculum classes, have lunch and in the afternoon participate in activities; capoeira, dances, theater, futsal, chess and educational technologies in Digital Culture and Pedagogical Monitoring. In 2013, the school received resources in the order of R$ 39,384.00 intended for the maintenance of the Program. The macrofields that received the most resources were: Digital Culture and Pedagogical Monitoring, both for educational technology activities in the acquisition of Capital Kits and Costing kits, with resources of RS 7,000.00, while the Sports and Laser macrofield was the one that received the least resources, with values close to R$ 1,000.00. The pedagogical team at Colégio Cristo Rei evaluates the results of the Mais Educação Program actions as satisfactory. The team notices a positive evolution among students in terms of citizenship awareness, emotional balance and assimilation of content in relation to students who do not participate in the Program.
Palavras-chave: Educação integral
Programas (Ensino)
Cidadania
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7211
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Integral

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DALUZ.pdf33,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.