Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7213
Tipo: | Monografia |
Título: | A proposta pedagógica das oficinas curriculares na Escola Municipal São Sebastião do município de Palmas/PR |
Autor(es): | Brustolin, Elsinéia Ferreira |
Primeiro Orientador: | Grezzana, José Francisco |
Resumo: | O presente estudo monográfico intitulado "A proposta pedagógica das oficinas curriculares na Escola Municipal São Sebastião do município de Palmas/PR❞ tem como objetivo analisar a preparação para implantação da Educação em Tempo Integral e a proposta das Oficinas Curriculares da Escola Municipal São Sebastião - Educação Infantil e Ensino Fundamental, instituição escolar pertencente à Rede Pública de Educação do município de Palmas/PR. O estudo está constituído de pesquisa bibliográfica com análise dos dados legais da implantação da Educação em Tempo Integral. Sabemos que um dos grandes desafios da educação na atualidade é de efetivar enquanto instrumento fundamental de transformação da sociedade, uma educação que possibilite a mudança das pessoas, dos grupos, das instituições onde está inserida. Na prática pedagógica enfrentamos muitas dificuldades em relação à concentração nas aulas, indisciplina no convívio com os colegas e alguns momentos com os professores e muitas vezes, falta de limites. Em alguns casos, estas dificuldades são oriundas da desestrutura familiar, refletindo na sala e em consequência, no desenvolvimento da ação pedagógica e no ensino- aprendizagem. Portanto, é necessário que no ambiente escolar e toda a comunidade envolvida perceba que o ato de aprender a aprender é sem dúvida uma das principais funções do ato de educar. A construção de uma pessoa mais autônoma, no processo de aprender, torna-a mais autônoma no processo de viver - de definir os rumos de sua vida. Mas, para que isso não se transforme em uma ação individualista, é fundamental tornar a prática pedagógica em uma prática ética, comprometida, coerente, ao mesmo tempo, consciente e competente com todos os envolvidos no processo do ensino e aprendizagem. |
Abstract/Resumen: | This monograph titled "The pedagogical proposal of curriculum workshops at City College of San Sebastian city of Palmas/PR" aims to analyze the preparation for implementation of Education Full-Time Curriculum Workshops and the proposal of the Municipal School San Sebastian - Early Childhood Education and elementary school, educational institution belonging to the Public Education Network municipality of Palmas/Pr. The study is composed of bibliographic research with legal analysis of data from the deployment of full-time education. We know that one of the great challenges of education today to effect as a fundamental instrument for the transformation of society an education that enables the change of persons, groups, institutions in which it operates. In pedagogical practice face many difficulties in relation to the concentration in the classroom, discipline in life with friends and a few moments with teachers and often lack of boundaries. In some cases, these difficulties are arising from family breakdown, reflecting the room and therefore the development of pedagogical action and teaching and learning. Therefore, it is necessary that the school environment and the whole community involved realize that the act of learning to learn is undoubtedly one of the main functions of the act of educating. The construction of a more autonomous person, the learning process becomes more autonomous in the process of living - to set the direction of your life. But, lest it turn into an individualistic action, it is essential to make the pedagogical practice in an ethical practice, committed, consistent, while conscious and competent with all involved in the teaching and learning process. |
Palavras-chave: | Educação integral Currículo de ensino fundamental Ensino e aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Laranjeiras do Sul |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7213 |
Data do documento: | 2014 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação Integral |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BRUSTOLIN.pdf | 50,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.