Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7222
Type: Monografia
Title: O desenvolvimento da aprendizagem na escola de tempo integral
Author: Zamprogna, Rejane Vian
First advisor: Schenato, Juliana
Resume: Este estudo tem o intuito de principal apresentar reflexões sobre o processo de aprendizagem na educação integral. E como objetivos específicos: fazer um resgate histórico da educação em tempo integral assim como analisar a educação integral na atualidade e refletir sobre suas articulações e espaços de aprendizagem na escola. O desenvolvimento da pesquisa é de cunho bibliográfico o qual centra-se na elaboração de análises e inferências por meio de materiais já elaborados como livros e artigos científicos. A pesquisa bibliográfica, como qualquer outra modalidade de pesquisa, inicia-se com a escolha de um tema. Com o tema escolhido passa-se para o levantamento bibliográfico preliminar, que tem por finalidade familiarizar o pesquisador com a área de estudo no qual está interessado, no decorrer do levantamento bibliográfico pode acontecer mudanças nos propósitos iniciais da pesquisa pelo contado do pesquisador com diversos materiais. A revisão de literatura concluiu que a escola de tempo integral pode vir a ser mais do que um projeto, pode se tornar um verdadeiro movimento revolucionário, pois nos leva a repensar e a redimensionar o teórico, o político e o pedagógico, ressignificando a função social da educação e da instituição escolar. É preciso aproveitar este momento histórico e transformar a escola pública. A escola de tempo integral como política pública pode nos levar a construir uma nova história da educação em nosso país, desde que mais tempo de escola seja entendido como mais tempo para o conhecimento e para o desenvolvimento.
Abstract: This study mainly aims to present reflections on the learning process in comprehensive education. And as specific objectives: to make a historical review of full-time education as well as analyze integral education today and reflect on its articulations and learning spaces at school. The development of the research is of a bibliographic nature, which focuses on the elaboration of analyzes and inferences through materials already prepared, such as books and scientific articles. Bibliographic research, like any other type of research, begins with choosing a topic. With the theme chosen, we move on to the preliminary bibliographic survey, which aims to familiarize the researcher with the area of study in which he is interested. During the bibliographic survey, changes may occur in the initial purposes of the research due to the researcher's contact with different materials. . The literature review concluded that the full-time school can become more than a project, it can become a true revolutionary movement, as it leads us to rethink and resize the theoretical, political and pedagogical, giving new meaning to the social function. of education and the school institution. It is necessary to take advantage of this historic moment and transform public schools. Full-time school as a public policy can lead us to build a new history of education in our country, as long as more time at school is understood as more time for knowledge and development.
Keywords: Educação integral
Aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Laranjeiras do Sul
Type of Access: Acesso Restrito
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7222
Issue Date: 2014
Appears in Collections:Especialização em Educação Integral

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ZAMPROGNA.pdf41.76 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.