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Tipo: Artigo Cientifico
Título: Compreensões sobre as dimensões do desenvolvimento sustentável: um estudo de caso na engenharia ambiental e sanitária
Autor(es): Snigura, Marcos Ivan
Primeiro Orientador: Bordin, Leandro
Resumo: O artigo discute o Desenvolvimento Sustentável no âmbito da educação em Engenharia Ambiental e Sanitária. A fim de investigar se o processo formativo tem sido capaz de construir e ampliar entendimentos sobre as dimensões ambiental, econômica e social das soluções de engenharia, a proposta metodológica teve como base a pesquisa aplicada com abordagem quali-quantitativa e foi desenvolvida a partir de um estudo de caso. A coleta de informações foi realizada por meio da aplicação de dois questionários – um para os estudantes ingressantes e outro para os estudantes concluintes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó/SC – e as categorizações e análises decorrentes foram feitas, principalmente, com o emprego da metodologia de Análise de Conteúdo. Na tentativa de definir o Desenvolvimento Sustentável os estudantes concluintes, no contraponto dos estudantes ingressantes, revelam posicionamentos mais consistentes e críticos. A respeito das potencialidades/responsabilidades da profissão na promoção de soluções no âmbito do Desenvolvimento Sustentável, houve, também, uma tendência dos concluintes apresentarem posicionamentos mais relevantes. No entanto, ainda ficam evidentes as dificuldades de pensar/propor ações no campo da prática. Nesse sentido, é necessário avançar na articulação de estratégias formativas – consistentes, permanentes e metodologicamente estruturadas – de discussão e, principalmente, de implementação de soluções tecnológicas no âmbito das relações entre meio ambiente, economia e sociedade.
Abstract/Resumen: The article discusses Sustainable Development in the context of Environmental and Sanitary Engineering education. In order to investigate whether the training process has been able to build and expand understandings about the environmental, economic and social dimensions of engineering solutions, the methodological proposal was based on applied research with a quali-quantitative approach and was developed from a case study. The collection of information was carried out through the application of two questionnaires - one for underclassmen students and another for students graduating from the Environmental and Sanitary Engineering course at the Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó/SC campus - and the resulting categorizations and analyzes were made, mainly, using the Content Analysis methodology. In an attempt to define Sustainable Development, graduating students, in contrast to underclassmen, reveal more consistent and critical positions. Regarding the potential/responsibilities of the profession in promoting solutions within the scope of Sustainable Development, there was also a tendency for the graduating to present more relevant positions. However, the difficulties of thinking/proposing actions in the field of practice are still evident. In this sense, it is necessary to advance in the articulation of training strategies – consistent, permanent and methodologically structured – for discussion and, mainly, for the implementation of technological solutions in the context of relations between the environment, economy and society.
Palavras-chave: Sustentabilida
Educação e aprendizagem
Ensino superior
Engenharia ambiental e sanitária
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7223
Data do documento: 24-Ago-2022
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