Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7231
Tipo: Monografia
Título: Tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) e as aulas de geografia só no ensino remoto emergencial
Autor(es): Grazziotin, Leonardo Franco
Primeiro Orientador: Pereira, Ana Maria de Oliveira
Primeiro membro da banca: Desidério, Raphaela de Toledo
Segundo membro da banca: Granville, Nícolas Cortes
Resumo: A presente pesquisa visa conhecer quais os recursos digitais mais utilizados nas aulas de Geografia durante a pandemia de Covid 19. Para responder esta inquietação, a pesquisa tem como objetivo geral diagnosticar os recursos disponíveis nas Tecnologias Digitais Da Informação E Comunicação (TDIC) que mais foram utilizados durante a pandemia de Covid 19 e que foram divulgados em teses, dissertações, eventos e revistas. E, como objetivos específicos: Contextualizar as TDIC utilizadas para o ensino de Geografia; analisar quais recursos foram os mais utilizados e compreender como as TDIC alteraram o processo de Ensino aprendizagem em Geografia. O percurso metodológico perpassou pela busca em quatro eixos: o primeiro, os eventos, o segundo eixo compreendeu analisar as plataformas acadêmicas (Google Acadêmico, Scielo e Capes), o terceiro eixo consistiu na pesquisa nas revistas acadêmicas Qualis A1, A2 e B1 da área de Geografia e o quarto, foi a pesquisa no site da Associação Nacional dos Geógrafos. Em virtude de não termos encontrados produções que se enquadrassem nas palavras-chave: TDIC - Ensino Remoto Emergencial e Ensino de Geografia fora da plataforma Google Acadêmico estabelecemos, como critérios para estruturar os resultados da plataforma, analisamos os primeiros cinquenta resultados. Dos treze resultados que são diretamente ligados à área de Geografia, quatro resultados são oriundos de Eventos, quatro são trabalhos de conclusão de curso (monografias) e cinco são de revistas com Qualis inferior a B1. De maneira que A ferramenta mais citada foi “formulário on-line” com cinco ocorrências, se contarmos o item “Google Forms” cuja função é similar, temos seis ocorrências, o dobro da segunda ferramenta mais citada “WhatsApp” que apareceu três vezes. Constatamos que os elementos mais citados nos trabalhos analisados, supriram em um primeiro momento as necessidades do Ensino Remoto Emergencial, mas, que se demonstram insuficientes para um processo de ensino e aprendizagem de qualidade.
Abstract/Resumen: This research aims to find out which digital resources are most used in Geography classes during the Covid-19 pandemic. That were disclosed in theses, dissertations, events, and magazines. And as specific objectives: Contextualize the TDIC used for teaching Geography; to analyze which tools were the most used and to understand how TDIC changed the teaching-learning process in Geography. The methodological path permeated the search in four axes: the first, the events, the second axis comprised analyzing the academic platforms (Google Academic, Scielo and Capes), the third axis consisted of research in the academic journals Qualis A1, A2 and B1 of the area geography and the fourth was the survey on the website of the National Association of Geographers. Since we did not find productions that fit the keywords: TDIC - Emergency Remote Teaching and Geography Teaching outside the Google Scholar platform, we established as criteria to structure the results of the platform, we analyzed the first fifty results. Of the thirteen results that are directly linked to the Geography area, four results come from Events, four are course completion papers (monographs) and five are from journals with Qualis below B1. So that the most cited tool was “online form” with five occurrences, if we count the item “Google Forms” whose function is similar, we have six occurrences, twice as much as the second most cited tool “WhatsApp” which appeared three times. We found that the most cited elements in the analyzed works initially met the needs of Emergency Remote Teaching, but which proved to be insufficient for a quality teaching and learning process.
Palavras-chave: TDIC.
Ensino Remoto Emergencial.
Ensino de Geografia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7231
Data do documento: Mar-2023
Aparece nas coleções:Geografia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GRAZZIOTIN.pdf782,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.