Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7235
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Scheffer, Nilce Fátima-
dc.contributor.advisor-co1Pasa, Bárbara Cristina-
dc.contributor.referee1Santos, Almir Paulo Dos-
dc.contributor.referee2Petry, Vitor-
dc.creatorAlves, Euclides-
dc.date2023-
dc.date.accessioned2023-12-13T14:08:07Z-
dc.date.available2023-12-11-
dc.date.available2023-12-13T14:08:07Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7235-
dc.description.abstractThis research presents discussions regarding the training of teachers with the necessary knowledge for the development of their pedagogical practices in the face of technological changes in the contemporary world. The widespread use of digital technologies has triggered the need to explore active methodologies aimed at developing pedagogical potential for working with technological resources. The research problem inquiries about the conceptions of high school teachers regarding ongoing training for the use of active methodologies mediated by digital technologies in the pedagogical work of public schools in the state network in the city of Barão de Cotegipe, RS. The study consists of a theoretical framework that engages with authors who address teacher training, active methodologies, and digital technologies. The work sought contributions in Ausubel's theory of meaningful learning (1999). Its general objective is to analyze the conceptions of teachers regarding ongoing training in the context of the use and application of active methodologies mediated by digital technologies. The research is qualitative with an exploratory-descriptive approach, and the sample includes teachers in high school. Data collection, organization, and analysis were based on content analysis proposed by Bardin (2011), and the data collection instrument for the empirical research was the questionnaire. The results indicated that teachers face difficulties in implementing active methodologies mediated by digital technologies and also exhibit a certain resistance to changing their teaching practices. This study aims to stimulate reflections and discussions that help understand that a teacher is never fully prepared to practice their profession; however, they are in a constant process of construction and reconstruction of their practice to meet the demands of their context and time.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta discussões a respeito de formações de professores com os saberes necessários para o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas diante das mudanças tecnológicas presentes no mundo contemporâneo. A utilização em massa das Tecnologias Digitais tem desencadeado a necessidade de explorar metodologias ativas que visam desenvolver potencialidades pedagógicas para o trabalho com os recursos tecnológicos. O problema investigado indaga concepções dos professores do Ensino Médio a respeito da formação continuada para o uso de metodologias ativas mediadas pelas tecnologias digitais no fazer pedagógico de uma escola pública da rede estadual no município de Barão de Cotegipe RS. O estudo é constituído por um referencial teórico que dialoga com autores que abordam formação de professores, metodologias ativas e tecnologias digitais. O trabalho buscou contribuições na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel (1999). Tem por objetivo geral, analisar as concepções de professores sobre a formação continuada no contexto do uso e aplicação de metodologias ativas mediadas pelas tecnologias digitais. A pesquisa é qualitativa com abordagem exploratória descritiva, tem por amostra professores atuantes no Ensino Médio. A metodologia de estudo qualitativo que teve por instrumentos de coleta de dados um questionário. A coleta, organização e análise de dados teve por base a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados apontaram que os professores têm dificuldades quanto à aplicação das metodologias ativas mediadas pelas tecnologias digitais, como também apresentam uma postura de certa resistência à mudança da sua prática de ensino. Espera-se com este estudo fomentar reflexões e discussões que ajudem a entender que um professor nunca está pronto para exercer a sua profissão, entretanto, encontra-se em um constante movimento de construção e reconstrução de sua prática para atender às demandas de seu contexto e de seu tempo. Ao final foi proposto um Produto Educacional que atende aos anseios dos professores pesquisados.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2023-12-13T11:29:50Z No. of bitstreams: 1 ALVES.pdf: 1565543 bytes, checksum: 7213e71c333cb9ef6d26ce6ad8d0672f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-12-13T14:08:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ALVES.pdf: 1565543 bytes, checksum: 7213e71c333cb9ef6d26ce6ad8d0672f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-13T14:08:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALVES.pdf: 1565543 bytes, checksum: 7213e71c333cb9ef6d26ce6ad8d0672f (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConcepçõespt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
dc.subjectPráticas docentespt_BR
dc.subjectAprendizagem significativaspt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.titleConcepções de docentes a respeito do uso das metodologias ativas mediadas por tecnologias digitais na educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALVES.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.