Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7247
Tipo: Monografia
Título: Impactos da expansão do capitalismo no século XX em Gaurama/RS: sociedade, economia e futebol
Autor(es): Puton, Leandro Marcio
Primeiro Orientador: Fraga, Gerson Wasen
Primeiro membro da banca: Gritti, Isabel Rosa
Segundo membro da banca: Freitas, Tassiane Mélo de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo entender o processo de ocupação territorial e desenvolvimento social do município de Gaurama, seu surgimento como Vila Barro através da construção da ferrovia, a comercialização de lote de terras por duas empresas - uma pública outra privada - o povoamento, a urbanização, o surgimento do comércio do setor industrial, a ação do capital sobre a pequena sociedade, a produção da banha artesanal, sua comercialização e posterior industrialização, o futebol e sua importância no lazer e como instrumento de apoio à indústria frigorífica. No início do século XX o Estado do Rio Grande do Sul passou por importantes transformações econômicas. O enfraquecimento da exportação do charque desencadeou um processo de industrialização que buscou na migração interna e na ocupação de áreas um mecanismo de produção de matéria prima. Um desses produtos foi a banha que de base alimentar familiar nas pequenas propriedades rurais, passou a ver seu excedente na comercialização artesanal e posterior industrial. O trabalho procura no cotidiano e na formação da sociedade urbana a influência da indústria frigorífica na Vila Barro na década de 1930, a polarização entre Frigorífico Ipiranga e Cooperativa Santa Isabel que desencadeou disputas econômicas, esportivas, sociais e políticas. Através de pesquisa e depoimentos de pessoas que viveram e vivenciaram um recorte de tempo do século passado, procuramos entender os movimentos da sociedade e de como o futebol esteve presente não só como esporte, mas como agente influenciador, a serviços das empresas, na vida econômica e social das pessoas.
Abstract/Resumen: Este trabajo tiene como objetivo comprender el proceso de ocupación territorial y desarrollo social del municipio de Gaurama, su surgimiento como Vila Barro a través de la construcción del ferrocarril, la comercialización de terrenos por parte de dos empresas - una pública y otra privada - asentamiento, la urbanización, el surgimiento del comercio en el sector industrial, la acción del capital sobre la pequeña sociedad, la producción de manteca de cerdo artesanal, su comercialización y posterior industrialización, el fútbol y su importancia en el ocio y como instrumento de apoyo a la industria frigorífica. A principios del siglo XX, el Estado de Rio Grande do Sul experimentó importantes transformaciones económicas. El debilitamiento de las exportaciones de cecina desencadenó un proceso de industrialización que buscó la migración interna y la ocupación de áreas como mecanismo de producción de materias primas. Uno de estos productos fue la manteca de cerdo, que se utilizó como base de alimentación familiar en pequeñas propiedades rurales y comenzó a ver sus excedentes en la comercialización artesanal y posteriormente industrial. La obra busca en la vida cotidiana y en la formación de la sociedad urbana la influencia de la industria cárnica en Vila Barro en la década de 1930, la polarización entre el Frigorífico Ipiranga y la Cooperativa Santa Isabel que desencadenó disputas económicas, deportivas, sociales y políticas. A través de investigaciones y testimonios de personas que vivieron y vivieron una época del siglo pasado, buscamos comprender los movimientos de la sociedad y cómo el fútbol estuvo presente no sólo como deporte, sino como un agente influyente, al servicio de las empresas, en la vida económica y social de las personas.
Palavras-chave: colonização
Industrialização
Sociedade
Futebol
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7247
Data do documento: Nov-2023
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PUTON.pdf2,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.