Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7258
Type: Monografia
Title: Aspectos da trajetória do ensino de filosofia no ensino médio brasileiro: avanços, retrocessos e perspectivas
Author: Pieruk, Marcelo
First advisor: Fabian, Eloi Pedro
metadata.dc.contributor.referee1: Campos, Antônio Valmor de
metadata.dc.contributor.referee2: Pichler, Nadir Antônio
Resume: O presente trabalho procurou delinear o caminho que a Filosofia percorreu na história da educação brasileira. Seu objetivo foi analisar textos dissertativos, teses e artigos que delinearam as consequências da Lei Federal 11.684/2008, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de filosofia no nível Médio. Também, analisou a Lei Federal 13.415/2017 que tirou esta obrigatoriedade e estabeleceu que a Filosofia apenas fosse uma matéria transdisciplinar. Finalmente, através deste estudo analítico, verificou o quanto foi possível avançar quando esta disciplina passou a figurar de forma mais obrigatória no Ensino Médio. Tais fatos levantam o véu da necessidade de regulamentação mais específica e determinante. Observamos que foram várias as reformas, desde o período colonial, passando pelo imperial e culminando com a República. Mesmo assim, a matéria passou por muitas outras alterações. Voltou várias vezes e muitas outras deixou de existir como disciplina. Percebemos a necessidade de instauração de uma consciência crítica mas com maior discernimento sobre a realidade, sem o recurso do conflito e desordem.
Abstract: This work sought to outline the path that Philosophy has taken in the history of Brazilian education. Its objective was to analyze dissertation texts, theses and articles that outlined the consequences of Federal Law 11,684/2008, which established the mandatory teaching of philosophy at secondary level. Also, it analyzed Federal Law 13,415/2017, which removed this obligation and established that Philosophy was only a transdisciplinary subject. Finally, through this analytical study, it was verified how much progress was possible when this subject became more mandatory in high school. Such facts lift the veil on the need for more specific and decisive regulation. It is observed that there were several reforms, from the colonial period, through the imperial period and culminating with the Republic. Even so, the matter underwent many other changes. It came back several times and many more times it ceased to exist as a discipline. There is a perceived need to establish a critical consciousness but with greater discernment about reality, without resorting to conflict and disorder.
Keywords: Disciplina de Filosofia
Ensino Médio
Filosofia
Matéria Obrigatória
Regulamentação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7258
Issue Date: Dec-2023
Appears in Collections:Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PIERUK.pdf840,84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.