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Tipo: Monografia
Título: Fundamentos teórico filosóficos na fundação da colônia agrícola Tereza Cristina – PR
Autor(es): Westphal, Jayne
Primeiro Orientador: Pontarolo, Fabio
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo resgatar os fundamentos históricos e filosóficos de construção da Colônia de imigrantes que recebeu o nome de Tereza Cristina, localizada no interior do município de Cândido de Abreu, Mesorregião Norte Central Paranaense. Iniciada como um projeto de nova sociedade modelo dentro do sistema pelo idealizador Jean-Maurice Faivre (1795-1858), então médico francês da corte Imperial que vivia no Brasil. A Colônia Tereza Cristina proporia diversas mudanças na maneira de se organizar a vida em sociedade, especialmente no que se refere às formas de trabalho da época vigente, que baseavam-se na escravidão. Assim, por volta de 1847, Faivre com o auxílio de suas economias e do financiamento oferecido pela Imperatriz Teresa Cristina Maria, esposa de Dom Pedro II, vai até a França e retorna de lá com 63 pessoas, vítimas da miséria do ocidente, para o Brasil em busca de construir seu projeto de sociedade em um local distante e afastado no interior do Estado. Apenas com seus ideais, a pouca verba que recebia do governo e os trabalhadores que conseguiu reunir, especializados em diversas áreas de serviço, inicia uma experiência que seria levada a cabo por 11 anos até sua morte em 1858. A hipótese inicial desta pesquisa, para além das já postuladas, era a de que Faivre, pela ligação com o movimento maçônico que, inclusive levaram à independência do Brasil, bem como com a corte brasileira, seria um adepto dos ideais liberais consagrados no Iluminismo e na Revolução Francesa. A pesquisa, pautada na análise documental e de uma revisão bibliográfica do período, tem confirmado tal hipótese. Filosoficamente, não se têm exatidão ainda de qual teoria teria conferido mais influência à Jean-Maurice Faivre, mas o que é possível de se afirmar é que seu pensamento de nada tinha a ver com mudanças radicais nos sistemas econômicos das sociedades, mas sim de alternativas que aliviassem a exploração e trouxessem bem-estar social a população. Neste sentido, a relevância social da pesquisa está na contribuição com a historiografia paranaense, centrada em discutir que papel e contribuições a experiência da Colônia Tereza Cristina teve nesse processo. E buscaremos a partir disso, compreender também que concepções da época que influenciaram ou não Faivre.
Abstract/Resumen: The present research of timely foundation of the historical foundations and the philosophers of construction of the Colony of immigrants who received the name of Tereza Cristina, in the interior of the municipality of Cândido de Abreu, Mesoregion North Center from Paraná. Initiated as a project for a new model society within the system by the creator Jean-Maurice Faivre (1795-1858), then a French doctor of the Imperial court who lived in Brazil. Tereza Cristina Colony provides several changes in the way of organizing life in society, especially not referring to the forms of work of the current time, which were based on slavery. Thus, around 1847, Faivre, with the help of his savings and the financing offered by Imperatriz Maria, wife of Dom Pedro II, to France and returns from there with 63 people, victims of the misery of western Brazil in search of building society. in a distant and distant place in the interior of the State. Only the small amount of money it received from the government, the workers who managed to gather, with experience in different areas of service, one that would be carried out for 11 years 58. The initial research hypothesis, in addition to those already postulated, was the that Faivre, due to his connection with the Masonic movement that even led to the independence of Brazil, as well as Brazilian independence, would be an adherent of the liberal ideals enshrined in the Enlightenment and the French. The research, based on documents and a bibliographic review of the period, has confirmed this hypothesis. Philosophically, they have societies that are even more consistent with the theory of Jean-Maurice Faivre, which is possible to say but is that the thought had nothing to do with radicals in the systems of change, but with alternatives that alleviated exploitation and brought social welfare to the population. In this, the social proposal of the research is in the contribution with a theory based on historiographical experience that the role and contributions of Tereza Cristina Colony in this process. From this, we will also understand that the perceptions of the time may or may not influence Faivre.
Palavras-chave: Colonização
Imigrantes
Cândido de Abreu (PR)
Cooperativismo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7260
Data do documento: 2022
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