Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7266
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mendes, Marciane Maria-
dc.contributor.advisor-co1Darós, Ronaldo César-
dc.creatorSantos, Josiane de Paula Luis dos-
dc.date2023-
dc.date.accessioned2024-01-11T14:58:16Z-
dc.date.available2024-
dc.date.available2024-01-11T14:58:16Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7266-
dc.description.abstractThe work aims to reflect on Information and Communication Technologies (ICTs) and their implications for education, specifically at the Kókoj Ty Han Ja State School, lo cated in the Indigenous Land (IL) of Mangueirinha, in the municipality of Mangueir inha, State of Paraná, a theme that is intertwined with the present reality and the school routine. Therefore, bibliographic and documentary studies were used to un derstand the technologies, possibilities and importance of this tool as a didactic re source for a dynamic and differentiated class, in order to understand whether it is up to the indigenous school to use these resources, so that they can contribute to the teaching and learning process and to the preservation of indigenous culture. The re search showed that ICTs are an important teaching resource that can make relevant contributions to education depending on how they are used and that, in this context, the teacher needs to be a mediator of these new technologies.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo refletir sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e suas implicações na educação, em específico na Escola Estadual Indígena Kókoj Ty Han Ja, localizada na Terra Indígena (TI) de Mangueirinha, município de Mangueirinha, Estado do Paraná, temática que está interligada à realidade presente e ao cotidiano escolar. Para isso, buscou-se, por meio de estudos bibliográficos e documentais, compreender as tecnologias, as possibilidades e a importância dessa ferramenta como recurso didático para uma aula dinâmica e diferenciada, visando entender se cabe à escola indígena utilizar esses recursos, de modo que possam contribuir no processo de ensino e aprendizagem e na preservação da cultura indígena. A pesquisa evidenciou que as TICs são um importante recurso didático que pode dar contribuições relevantes para a educação dependendo de como for utilizado e que, nesse contexto, o professor precisa ser mediador dessas novas tecnologias.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2024-01-11T13:03:31Z No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 426120 bytes, checksum: 25ce7cac0794cea01bcf1ca547367f4f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-01-11T14:58:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 426120 bytes, checksum: 25ce7cac0794cea01bcf1ca547367f4f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-11T14:58:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 426120 bytes, checksum: 25ce7cac0794cea01bcf1ca547367f4f (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Laranjeiras do Sulpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectIndígenaspt_BR
dc.subjectTecnologia da comunicaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectTerra indígenapt_BR
dc.titleTecnologias de informação e comunicação na educação: uma reflexão a partir da escola indígena Kókoj Ty Han Japt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Educação do Campo - Ciências Sociais e Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS.pdf416,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.