Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7271
Tipo: Monografia
Título: Análise de ementas de geografia dos cursos de pedagogia de instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul
Autor(es): Mezomo, Danielli Rampanelli
Primeiro Orientador: Pereira, Ana Maria de Oliveira
Primeiro membro da banca: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Segundo membro da banca: Lindo, Paula Vanessa de Faria
Resumo: A educação de Geografia no período de Educação Infantil, é realizado de acordo com o RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil), sendo uma forma de indicar e iniciar ações associadas à exploração do ambiente, despertar de interesse e curiosidade pelo mundo social e natural, estabelecimento de relações com grupos e entre eles, bem como o meio ambiente e as formas de vida presentes nele, focando em preservação de espécies e na qualidade da vida humana. Logo o presente estudo teve como objetivo investigar os PPC’s dos cursos de pedagogia e identificar elementos do raciocínio geográfico para possibilitar que as crianças da educação infantil desenvolvam o pensamento espacial. Para isso se adotou a metodologia de revisão de literatura, com busca de trabalhos publicados sobre o tema da Geografia na educação Infantil, com busca em bancos de dados online, tais como Scielo, Portal CAPES e Google acadêmico, bem como em portais de universidade com análise de dissertações de mestrado e teses de doutorado sobre o tema. Além de realizar uma pesquisa dos PPCs de cursos de Pedagogia do estado do Rio Grande do Sul – RS, para identificar se possuem componentes curriculares que trabalhem a educação de Geografia. Através a pesquisa realizada nos Projeto Pedagógico dos Cursos de Pedagogia das Universidades Públicas UFFS – Campus Erechim – RS, UFRGS, UFSM, UFPel, FURG, UNIPAMPA, é possível inferir que a formação dos professores que trabalharão Geografia na Educação Infantil, não estimula, ou estimula muito pouco o desenvolvimento do pensamento espacial , havendo necessidade de implementação de protocolo padrão, sobretudo nas universidades com campus diferentes da mesma instituição.
Abstract/Resumen: The teaching of Geography in the Early Childhood Education period is carried out in accordance with the RCNEI (National Curricular Reference for Early Childhood Education), being a way of indicating and initiating actions associated with the exploration of the environment, awakening interest and curiosity in the social world and nature, establishing relationships with groups and between them, as well as the environment and the forms of life present in it, focusing on the preservation of species and the quality of human life. Therefore, the present study aimed to understand the training of Early Childhood Education teachers in relation to geographic education. For this purpose, the methodology of literature review was adopted, with a search for published works on the topic of Geography in Early Childhood Education, with a search in online databases, such as Scielo, CAPES Portal and Google Scholar, as well as on university portals. with analysis of master's dissertations and doctoral theses on the topic. In addition to carrying out a survey of PPCs for Pedagogy courses in the state of Rio Grande do Sul - RS, to identify whether they have curricular components that cover the teaching of Geography. Through the research carried out in the Pedagogical Project of the Pedagogy Courses at the Public Universities UFFS - Campus Erechim – RS, UFRGS, UFMS, UFPel, FURG, UNIPAMPA, it is possible to infer that the training of teachers who will work Geography in Early Childhood Education does not stimulate, or it stimulates very little the development of geographic thinking, with the need to implement a standard protocol, especially in universities with different campuses of the same institution.
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Educação Infantil
Pensamento Espacial
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7271
Data do documento: Dez-2023
Aparece nas coleções:Geografia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEZOMO.pdf726,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.