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Tipo: Dissertação
Título: Formação de professores: uma alternativa para a mudança de paradigmas educacionais na Guiné-Bissau
Autor(es): Siga, Hodávio José
Primeiro Orientador: Richit, Adriana
Primeiro membro da banca: Nogaro, Arnaldo
Segundo membro da banca: Loss, Adriana Salete
Resumo: A pesquisa tem como objetivo compreender como o projeto educacional influenciou a formação de professores e a diversidade étnico-cultural nas escolas públicas da Guiné-Bissau entre 1965 e 1980. A formação de professores é vista como um mecanismo potencial para mudar os paradigmas que atualmente colocam o processo de ensino e aprendizagem em desvantagem diante das novas demandas heterogêneas e das novas tecnologias que estão constantemente moldando os padrões globais. A pesquisa assume como aporte teórico os pressupostos do desenvolvimento profissional do professor como via de concretização de mudanças educacionais mediante novas concepções de currículo e prática profissional docente, sendo guiada pela seguinte questão: Como a legislação educacional orientou a formação de professores e as diversidades étnico-culturais nas escolas públicas da Guiné-Bissau entre 1965 e 1980? A metodologia adotada para o estudo é qualitativa, utilizando análise bibliográfica e documental como procedimentos de análise alinhados com a análise de conteúdo. O corpus de análise é constituído por fontes primárias e secundárias, abrangendo artigos, teses, dissertações, discursos, documentos iconográficos e relatórios. A coleta de dados foi rigorosamente selecionada com base nas proposições científicas de representatividade, homogeneidade, pertinência e exclusividade. Além disso, a coleta engloba a interdisciplinaridade, abrangendo áreas como história, educação, pedagogia, sociologia, geografia e antropologia, fundamentais para a compreensão do objeto estudado. Durante os períodos estudados (1965-1980), compreendemos os objetivos regimentais por trás das políticas educacionais. Enquanto o regime salazarista buscava, através de uma política exógena de formação, aculturar os nativos em prol do imperialismo, o PAIGC buscava implementar um currículo endógeno, com o intuito de resgatar suas culturas por meio da educação. No entanto, após a independência, diversos acontecimentos adversos, tanto internos quanto externos e, sobretudo, no aspecto socioeconômico, afetaram a política educacional forjada durante a luta pela independência. Como resultado, a operação das escolas públicas e das instituições de formação de professores depende do apoio de organismos internacionais de fomento à educação, o que, por outro lado, mina a autonomia do estado.
Abstract/Resumen: The research aims to understand how the educational project influenced the training of teachers and the ethno-cultural diversity in public schools in Guinea-Bissau between 1965 and 1980. Teacher training is seen as a potential mechanism to change the paradigms that currently disadvantage the teaching and learning process in the face of new heterogeneous demands and the new technologies that are constantly shaping global standards. The research takes as its theoretical contribution the assumptions of teacher professional development as a way to implement educational changes through new curriculum concepts and professional teaching practices. The methodology adopted for the study is qualitative, using bibliographic and documentary analysis as analytical procedures aligned with content analysis. The analysis corpus consists of primary and secondary sources, including articles, theses, dissertations, speeches, iconographic documents, and reports. Data collection was rigorously selected based on scientific propositions of representativity, homogeneity, relevance, and exclusivity. Additionally, the collection encompasses interdisciplinarity, covering areas such as history, education, pedagogy, sociology, geography, and anthropology, which are fundamental for understanding the studied subject. During the studied periods (1965-1980), we comprehend the regimental objectives behind the educational policies. While the Salazarist regime sought, through an exogenous training policy, to acculturate the natives in favor of imperialism, the PAIGC aimed to implement an endogenous curriculum, with the intention of reclaiming their cultures through education. However, after independence, several adverse events, both internal and external, and especially in the socioeconomic aspect, affected the educational policy forged during the struggle for independence. As a result, the operation of public schools and teacher training institutions depends on the support of international education-promoting organizations, which, on the other hand, undermines the state's autonomy.
Palavras-chave: Formação de professores
Educação colonial
Educação decolonial
Currículo e multiculturalismo
Mudanças paradigmáticas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7275
Data do documento: Ago-2023
Nível: Mestrado
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