Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7279
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Reichert, Janice Teresinha | - |
dc.contributor.referee1 | Noguti, Fabiane Cristina Hopner | - |
dc.contributor.referee2 | Binotto, Rosane Rossato | - |
dc.creator | Silva, Jéssica da | - |
dc.date | 2023-12-04 | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-26T15:26:35Z | - |
dc.date.available | 2024-01-25 | - |
dc.date.available | 2024-01-26T15:26:35Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-04 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7279 | - |
dc.description.abstract | Increasingly, the use of technologies is inserted in the context of the student and the school. In view of these advances, the National Common Curricular Base (BNCC) was published with the concern that skills necessary to understand and act in society are included in schools, a One of them is computational thinking. This work aims to analyze, from a theoretical point of view, the approach of constructionism and computational thinking in textbooks approved in the National Textbook Plan (PNLD) of 2024 for the area of Mathematics in the final years of Elementary School. The methodology used was documentary analysis defined by Bardin (2016) consisting of a qualitative comparison between mathematics textbooks from four collections, checking whether they contemplate the concept and skills of computational thinking provided for in the BNCC and the PNLD of 2024, for this purpose they are presented theoretical reflections on computational thinking and its pillars. The analyzed data is presented through figures and tables. From the analysis, it was found that in all collections there were elements that contribute to the development of computational thinking. In particular, weaknesses were identified, such as the lack of formal definition of computational thinking and pillars in student textbooks. | pt_BR |
dc.description.resumo | Cada vez mais o uso de tecnologias está inserido no contexto do aluno e da escola, frente a esses avanços a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi publicada com a preocupação de que habilidades necessárias para compreender e atuar em sociedade sejam contempladas nas escolas, uma delas é o pensamento computacional. Esse trabalho tem como objetivo analisar sob o ponto de vista teórico a abordagem do construcionismo e do pensamento computacional nos livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2024 para a área de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a análise documental definida por Bardin (2016) consistindo na comparação qualitativa entre os livros didáticos de matemática de quatro coleções, verificando se contemplam o conceito e habilidades do pensamento computacional previstas na BNCC e no PNLD de 2024, para isso são apresentadas reflexões teóricas sobre o pensamento computacional e seus pilares. Os dados analisados são apresentados por meio de figuras e tabelas. A partir da análise, verificou-se que em todas as coleções havia elementos que contribuem para o desenvolvimento do pensamento computacional. Em particular, fragilidades foram identificadas, como a falta de definição formal do pensamento computacional e dos seus pilares nos livros didáticos do aluno. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-01-25T10:55:42Z No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 5366141 bytes, checksum: 55924550be0d7997c37b74f870a1aad5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-01-26T15:26:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 5366141 bytes, checksum: 55924550be0d7997c37b74f870a1aad5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-01-26T15:26:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 5366141 bytes, checksum: 55924550be0d7997c37b74f870a1aad5 (MD5) Previous issue date: 2023-12-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular. | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Programa Nacional do Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Pensamento computacional na matemática da educação básica: análise de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.level | Mestrado | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA.pdf | 5,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.