Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7293
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cambrussi, Morgana Fabiola-
dc.creatorSchleicher, Tainá Aparecida-
dc.date2023-07-06-
dc.date.accessioned2024-01-26T16:08:19Z-
dc.date.available2024-01-26-
dc.date.available2024-01-26T16:08:19Z-
dc.date.issued2023-07-06-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7293-
dc.description.resumoEste trabalho investiga metáforas conceituais empregadas como referência a elementos naturais. O estudo é voltado para o ensino de língua portuguesa e desenvolvido na perspectiva da educação ambiental. A pesquisa é feita a partir da Teoria da Metáfora Conceitual, voltandose ao desenvolvimento de uma proposta de sequência didática pautada pelo trabalho com a leitura e pelo estudo de metáforas ambientais no ensino de língua portuguesa, em uma perspectiva interdisciplinar, voltada à educação ambiental, possibilitando contemplaremse as questões legais sobre sua obrigatoriedade nas escolas. Para atingir os resultados esperados, primeiramente, é analisado o funcionamento linguístico de metáforas conceituais empregadas para referência a elementos naturais, mas produzidas com viés antropocêntrico; em seguida, são discutidas as possibilidades de transposição didática para o ensino de língua portuguesa com base em metáforas conceituais empregadas para referência a elementos naturais. Nesse contexto, ainda, são focalizadas habilidades de leitura e interpretação de texto, a fim de que o estudo da metáfora seja um mecanismo para se aprimorarem práticas de linguagem com as quais a escola está comprometida, partindose da reflexão orientada sobre os usos das metáforas ambientais com viés antropocêntrico. Ao final, propomos uma análise acerca da sequência didática produzida, a fim de discutirmos de que maneira ela contempla os tópicos propostos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-01-26T13:02:37Z No. of bitstreams: 1 SCHLEICHER.pdf: 242940490 bytes, checksum: bde7e93bb584fdbedc0495189931a60d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-01-26T16:08:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SCHLEICHER.pdf: 242940490 bytes, checksum: bde7e93bb584fdbedc0495189931a60d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-26T16:08:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SCHLEICHER.pdf: 242940490 bytes, checksum: bde7e93bb584fdbedc0495189931a60d (MD5) Previous issue date: 2023-07-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetáforapt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleMetáforas sobre meio ambiente: abordagem interdisciplinar da língua portuguesa para a educação ambientalpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SCHLEICHER.pdf237,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.