Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7293
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cambrussi, Morgana Fabiola | - |
dc.creator | Schleicher, Tainá Aparecida | - |
dc.date | 2023-07-06 | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-26T16:08:19Z | - |
dc.date.available | 2024-01-26 | - |
dc.date.available | 2024-01-26T16:08:19Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-06 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7293 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho investiga metáforas conceituais empregadas como referência a elementos naturais. O estudo é voltado para o ensino de língua portuguesa e desenvolvido na perspectiva da educação ambiental. A pesquisa é feita a partir da Teoria da Metáfora Conceitual, voltandose ao desenvolvimento de uma proposta de sequência didática pautada pelo trabalho com a leitura e pelo estudo de metáforas ambientais no ensino de língua portuguesa, em uma perspectiva interdisciplinar, voltada à educação ambiental, possibilitando contemplaremse as questões legais sobre sua obrigatoriedade nas escolas. Para atingir os resultados esperados, primeiramente, é analisado o funcionamento linguístico de metáforas conceituais empregadas para referência a elementos naturais, mas produzidas com viés antropocêntrico; em seguida, são discutidas as possibilidades de transposição didática para o ensino de língua portuguesa com base em metáforas conceituais empregadas para referência a elementos naturais. Nesse contexto, ainda, são focalizadas habilidades de leitura e interpretação de texto, a fim de que o estudo da metáfora seja um mecanismo para se aprimorarem práticas de linguagem com as quais a escola está comprometida, partindose da reflexão orientada sobre os usos das metáforas ambientais com viés antropocêntrico. Ao final, propomos uma análise acerca da sequência didática produzida, a fim de discutirmos de que maneira ela contempla os tópicos propostos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-01-26T13:02:37Z No. of bitstreams: 1 SCHLEICHER.pdf: 242940490 bytes, checksum: bde7e93bb584fdbedc0495189931a60d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-01-26T16:08:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SCHLEICHER.pdf: 242940490 bytes, checksum: bde7e93bb584fdbedc0495189931a60d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-01-26T16:08:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SCHLEICHER.pdf: 242940490 bytes, checksum: bde7e93bb584fdbedc0495189931a60d (MD5) Previous issue date: 2023-07-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Metáfora | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Metáforas sobre meio ambiente: abordagem interdisciplinar da língua portuguesa para a educação ambiental | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SCHLEICHER.pdf | 237,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.