Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/730
Tipo: Dissertação
Título: A ciência da leitura e a produção acadêmica: caminhos trilhados
Autor(es): Giraldello, Ademir Paulo
Primeiro Orientador: Finger-Kratochvil, Claudia
Resumo: A Linguística atém-se aos mais diferentes fenômenos da língua(gem). Nos domínios macrolinguísticos, há a Psicolinguística. Essa subárea tem como foco de investigação os processos de (de)codificação de mensagens de códigos verbais. Assim, um de seus influentes campos de atuação é o de leitura. A leitura é uma das tarefas de processamento de informações mais complexas. Ela tem como princípio a decodificação grafêmica e como fim a compreensão textual. Em relação à avaliação da leitura, existem diversos testes e provas em larga escala, como o Pisa, o Saeb (Aneb e Anresc/Prova Brasil), o ENEM. Com os indicadores desses instrumentos avaliativos, vêm estatísticas alarmantes. Há, entre os brasileiros, baixos níveis de compreensão leitora e acentuado índice de analfabetismo funcional. Por conseguinte, este trabalho pretendeu investigar o que a comunicação científica tem compartilhado em termos de conhecimento sobre leitura. Especificamente, objetivou-se sintetizar, considerando a abordagem psicolinguística de investigação da leitura, estudos e pesquisas cuja temática evidenciada da comunicação eletrônica fosse a mais recorrente no campo da leitura, a fim de investigar dimensões e limitações do conhecimento a respeito dessa temática. Para isso, selecionaram-se, por meio do sistema WebQualis, periódicos científicos Qualis A1 e A2 em formato eletrônico e com focos/escopos relacionados à leitura, das áreas de (1) Letras/Linguística, (2) Psicologia e (3) Educação. Com os periódicos selecionados e por meio do Portal de Periódicos Capes, analisaram-se todos os seus volumes e números de 2011 a 2015, a fim de mapear artigos científicos com assunto em leitura. Com os resumos dos artigos mapeados, evidenciaram-se temáticas mais recorrentes na produção científica em leitura. Por fim, dos artigos completos cuja temática era a mais recorrente, integraram-se resultados das pesquisas, fazendo-se uma análise, com fins de síntese e reflexão. Da apreciação crítico-reflexiva dos dados, constataram-se relevantes informações. Em primeiro lugar, de um lado, observou-se que a leitura tem conquistado um estável e ascendente espaço em meio à comunicação eletrônica. De outro, demonstrou-se que contribuições da Psicologia têm forte influência na pesquisa de leitura e compreensão. Em segundo, evidenciou-se que a compreensão é a temática mais frequente nas produções eletrônicas. Por fim, com a síntese, constatou-se que, cada vez mais, se investiga empírica e diretamente facetas da compreensão em relação às bases neurobiológicas da leitura. Igualmente, há diversas pesquisas que propõem metodologias de ensino da leitura, bem como estratégias para a melhoria da compreensão, incluindo a utilização das TICs. Além disso, concluiu-se que muitos resultados de pesquisas são limitados. Isso porque a compreensão envolve diversos componentes – processos cognitivos e habilidades. E as pesquisas, muitas vezes, apenas focam a atenção em um ou em outro componente, além de definirem específicos e variados designs de metodologia. Em relação à avaliação da leitura, muitas das tarefas do aparato metodológico das pesquisas apenas avaliam o produto da compreensão e não o seu processo. Ou seja, avaliam-se representações mentais construídas e não como ocorreu a codificação desse texto na mente do leitor. Por conseguinte, em suma, tanto o avanço de pesquisas no campo de compreensão quanto, também, diversas limitações ficaram evidentes.
Abstract/Resumen: Linguistics focuses on the different phenomena of language. In macrolinguistics areas, there is Psycholinguistics. This subfield researches (de)coding processes of messages with verbal codes. Thus, one of its influential fields of activity is reading. Reading is one of the most complex information processing tasks. It begins with the graphemes decoding and it finishes with the text comprehension. Regarding the assessment of reading, there are several exams and large-scale tests, such as Pisa, Saeb (Aneb and Anresc/Prova Brasil), ENEM. Alarming statistics come with the indicators from these evaluative instruments. There are, among Brazilians, low levels of reading comprehension and marked functional illiteracy rate. Therefore, this study aimed to research what scientific communication has shared in terms of knowledge about reading. Specifically, the objectives were synthesize, considering the psycholinguistic approach of reading research, studies and research with the most recurrent theme in the reading field evidenced from the electronic communication, in order to investigate the dimensions and limitations of knowledge about this subject. For this, through WebQualis system, Qualis A1 and A2 scientific journals with electronic format and with focuses/scopes related to reading from the areas of (1) Language Arts/Linguistics, (2) Psychology and (3) Education were selected. With the selected journals and through Capes Journals Portal, all their volumes and issues from 2011 to 2015 were analyzed. With this, scientific articles related to reading were mapped. With the mapped articles abstracts, the recurrent themes in reading in the scientific production were observed. Finally, with the full articles that had the recurrent theme, the researches results were integrated, synthesizing and pondering about them. With a critical-reflexive assessment of the data, relevant information was found. First, on one hand, it was noted that the reading has achieved a stable and upward space through the electronic communication. On the other one, it was checked that the contributions of Psychology have a great influence in reading and comprehension research. Second, it was shown that the most frequent theme in electronic productions is comprehension. Finally, with the synthesis, it was found that, increasingly, comprehension topics related to reading neurobiological aspects were empirical and directly investigated. In addition, there are several studies that propose reading teaching methods as well as strategies for improving the comprehension, including the use of TICs. Moreover, it was found that many research results are limited. This is because the comprehension involves several components – cognitive processes and skills. Researches often focus attention on one or the other component of it only, and each research fixes a specific methodology design and that vary considerabably. Regarding the assessment of reading, many of the methodological apparatus tasks evaluate only the product of comprehension and not its process. In other words, built mental representations are evaluated and not how the encoding of this text occurred. Therefore, in short, both the researches advancement in the comprehension field and several limitations were observed.
Palavras-chave: Linguística
Psicolinguística
Leitura
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/730
Data do documento: 2017
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GIRALDELLO.pdf3,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.