Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7304
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva Filho, Cláudio Claudino da-
dc.contributor.referee1Gräff, Patricia-
dc.contributor.referee2Potrich, Tassiana-
dc.creatorPinto, Gabriela Melo e-
dc.creatorMoreira, Gizely Aparecida Telles-
dc.date2022-09-02-
dc.date.accessioned2024-02-09T17:45:32Z-
dc.date.available2024-01-29-
dc.date.available2024-02-09T17:45:32Z-
dc.date.issued2022-09-02-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7304-
dc.description.abstractThis research approach the issues related to pedagogy beyond the classroom, specifically hospital pedagogy. The pedagogue is responsible for working with methodologies that rescue the subjectivity of each individual beyond the school context. The objective of this research is to identify the perception of undergraduate students of the Pedagogy course at the Federal University of Fronteira Sul campus Chapecó on the role of the pedagogue in the hospital environment. It is, therefore, a research with a qualitative approach of the participative action research type, based on Paulo Freire's assumptions, using the Research Itinerary investigation method, with the support of the Culture Circles. Due to the pandemic context, data production was carried out online via the cisco webex system in which it presents a recording device and allows data confidentiality. Academics from the 1st to 10th phase of the Pedagogy course at the Federal University of Fronteira Sul campus Chapecó participated in the study. All participants signed up to participate in the survey through a link generated by Google Forms and then received the Free and Informed Consent Term (ICF). Data analysis followed the Freirean assumptions in its three dimensions. The study was submitted for ethical evaluation by the Ethics Committee for Research with Human Beings (CEP/UFFS) The matrix/umbrella research ("OVERCOMING FRONTIERS TO PROMOTE HEALTH IN FACING SARS-COV-2 AND CORONAVIRUS DISEASE 2019: experiences and repercussions for Brazilian society"), to which this Course Completion Work is linked as a subproject, has been approved by the Ethics Committee in Research with Human Beings of UFFS, CAAE: 32239220.7.0000.5564, Opinion number substantiated by approval: 4,068,387 (June 3, 2020). The study demonstrates the demand for greater clarity about the role of the pedagogue in the hospital environment, and also reveals that the training process feels the need for curricular components that address non-school pedagogies more deeply. With this research we wish to contribute to future debates on the role of the pedagogue in other environments, seeking to reflect on the importance of this professional to the world.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo aborda a pedagogia hospitalar como uma opção de atuação para além da sala de aula. O pedagogo tem a responsabilidade de trabalhar com metodologias que resgatam a subjetividade de cada indivíduo para além do contexto escolar. O objetivo desta pesquisa é identificar a percepção dos graduandos (as) do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul campus Chapecó sobre o papel do pedagogo no ambiente hospitalar. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo pesquisa ação participante, fundamentada nos pressupostos de Paulo Freire, utilizando o método de investigação Itinerário de Pesquisa, com o apoio dos Círculos de Cultura Virtual. Devido ao contexto pandêmico a produção dos dados foi realizada online via sistema cisco webex no qual apresenta dispositivo para gravação e permite o sigilo dos dados. Participaram do estudo acadêmicos (as) da 1ª a 10ª fase do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul campus Chapecó. Todos (as) participantes se inscreveram através de um link gerado pelo Google Forms e em seguida receberam o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A análise dos dados seguiu os pressupostos Freirianos em suas três dimensões, sendo investigação temática, codificação e decodificação e o desvelamento crítico. O estudo foi submetido para a avaliação ética pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP/UFFS) A pesquisa matriz/guarda-chuva ("SUPERANDO FRONTEIRAS PARA PROMOVER SAÚDE NO ENFRENTAMENTO DO SARS-COV-2 E DA CORONAVÍRUS DISEASE 2019: vivências e repercussões para a sociedade brasileira"), a qual esse Trabalho de Conclusão de Curso está vinculado como subprojeto, encontra-se aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFFS, CAAE: 32239220.7.0000.5564, Número do Parecer consubstanciado de aprovação: 4.068.387 (03 de Junho de 2020). O estudo demonstra a demanda de uma maior clareza sobre o papel da(o) pedagoga(o) no ambiente hospitalar, e também desvenda que o processo formativo sente a necessidade de componentes curriculares que abordam mais a fundo as pedagogias não escolares. Com esta pesquisa desejamos contribuir para futuros debates sobre o papel do pedagogo em outros ambientes buscando refletir sobre a importância deste profissional para o mundo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-01-29T11:05:40Z No. of bitstreams: 1 PINTO.pdf: 2029248 bytes, checksum: 1214215b28c2a4101f7df3ae12034cb7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-02-09T17:45:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PINTO.pdf: 2029248 bytes, checksum: 1214215b28c2a4101f7df3ae12034cb7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-09T17:45:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PINTO.pdf: 2029248 bytes, checksum: 1214215b28c2a4101f7df3ae12034cb7 (MD5) Previous issue date: 2022-09-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectAmbiente hospitalarpt_BR
dc.subjectHospitalizaçãopt_BR
dc.subjectAtenção à saúdept_BR
dc.titleA educação que cuida, cura e salva: dialogando com graduandos de pedagogia em círculos de cultura sobre a pedagogia hospitalarpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PINTO.pdf1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.