Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7309
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Perini, Marcos Vinícius-
dc.creatorPiason, Maria Eduarda-
dc.date2023-12-20-
dc.date.accessioned2024-02-09T18:31:47Z-
dc.date.available2024-01-29-
dc.date.available2024-02-09T18:31:47Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7309-
dc.description.abstractThis study focuses on educational research related to the teaching of science through inquiry (ENCI) in the early years of elementary education, as published in Qualis A1 and A2 articles from 2019 to 2023. Its objective was to identify the journals, quantify the articles published during this period, and determine whether the authors establish connections between ENCI, the promotion of scientific initiation, and scientific and technological literacy (ACT). The chosen methodological approach was a bibliographic review of the state of knowledge. Thirteen articles were found in five journals considered relevant in the field of science education, with national circulation. The collected data indicate that the topic of ENCI has remained stable in these journals during the evaluated period, with an average of 3 articles peryear. It was noted that no articles on the topic were found in 2022. Regarding the contribution of ENCI to promoting scientific initiation, it was found that the majority of articles establish this relationship, aiding in the understanding of science and the scientific process, and in the students' education. However, only five articles addressed the relationship between the contribution of ENCI and the promotion of ACT. This suggests that some research does not explore more broadly the potential that ENCI has for understanding the social function of science, scientific knowledge, and technologies. Research with a longer time frame, including more journals, and investment in the continuous training of teachers may contribute to a broader understanding of the contributions of ENCI to science education.pt_BR
dc.description.resumoEsse estudo tem como foco as pesquisas educacionais sobre o ensino de ciências por investigação (ENCI) nos anos iniciais do ensino fundamental, publicadas nos artigos Qualis A1 e A2, nos anos de 2019 a 2023. Teve como objetivo identificar os periódicos, quantificar os artigos publicados nesse período e identificar se os autores relacionam o ENCI com a promoção da iniciação científica e com a alfabetização científica e tecnológica (ACT). O caminho metodológico escolhido foi a pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento. Foram encontrados treze artigos publicados em cinco periódicos escolhidos por sua relevância na área do ensino de ciências, de circulação nacional. Os dados obtidos indicam que o tema do ENCI tem se mantido estável nestes periódicos, no período avaliado, com uma média de 3 artigos por ano, sendo que em 2022 não foram encontrados artigos sobre o tema. Com relação a contribuição do ENCI para promover a iniciação científica, foi constatado que a maioria dos artigos estabelecem essa relação, auxiliando na compreensão da ciência e do fazer científico, na formação dos alunos. No entanto, apenas cinco artigos mostraram a relação da contribuição do ENCI para a promoção da ACT, sinalizando que algumas pesquisas não exploram de forma mais ampla o potencial que o ENCI possui para a compreensão da função social da ciência, do conhecimento científico e das tecnologias. Pesquisas com um recorte temporal maior, incluindo mais periódicos e investimento em formação continuada de professores podem contribuir para uma compreensão mais ampla das contribuições do ENCI para o ensino de ciências.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-01-29T12:18:31Z No. of bitstreams: 1 PIASON.pdf: 471616 bytes, checksum: 148699a0c2afdbab372efd0ad34cb9c5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-02-09T18:31:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PIASON.pdf: 471616 bytes, checksum: 148699a0c2afdbab372efd0ad34cb9c5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-09T18:31:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PIASON.pdf: 471616 bytes, checksum: 148699a0c2afdbab372efd0ad34cb9c5 (MD5) Previous issue date: 2023-12-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleO ensino de ciências por investigação nos anos iniciais do ensino fundamental: dados da produção científica nacional em periódicospt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIASON.pdf460,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.