Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7310
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Beltrame, Lisaura Maria-
dc.creatorGuzzon, Juliana da Silva-
dc.creatorTorres, Rebeca Faustino-
dc.date2023-12-14-
dc.date.accessioned2024-02-09T18:41:51Z-
dc.date.available2024-01-29-
dc.date.available2024-02-09T18:41:51Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7310-
dc.description.resumoA temática abordada neste trabalho é o brincar de faz de conta no contexto do planejamento da prática da educação infantil de 4 a 5 anos. A pesquisa analisou a presença da brincadeira de faz de conta no planejamento da educação infantil, utilizando artigos disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES publicados entre 2018 e 2022. O objetivo geral deste estudo é mapear em Portal de periódicos da Capes de 2018 a 2022 relacionados à temática relação à brincadeira de faz de conta e o planejamento; e os objetivos específicos são: estudar a importância e a necessidade da brincadeira de faz de conta para os processos de aprendizagem e de desenvolvimento infantil; analisar a concepção subjacente à brincadeira de faz de conta na produção acadêmica científica de periódicos da área da educação; identificar em artigos selecionados relacionados à temática, manifestações de intencionalidade pedagógica em relação à brincadeira de faz de conta e o planejamento. O trabalho visa construir uma compreensão mais profunda do papel da brincadeira de faz de conta no planejamento da educação infantil. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório e conta com estratégias de investigações a partir das palavras: Brincadeira de faz de conta, educação infantil e planejamento. Nossos resultados apontaram a partir da pesquisa realizada a ausência de artigos sobre o brincar de faz de conta. Isso demonstra uma preocupação em relação a importância de planejar a brincadeira de faz de conta na prática educativa, pois o brincar de faz de conta, até os dias de hoje, não é visto como uma prioridade e importância na construção social, cognitiva, cultural, afetiva, interativa na vida da criança, para alguns até vista como uma perda de tempo. Nesse sentido, podemos apontar que os principais resultados da pesquisa indicaram a ausência do brincar de faz de conta nos planejamentos dos docentes, pois, durante a análise, foi possível observar a não utilização dessa prática educativa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-01-29T12:22:21Z No. of bitstreams: 1 GUZZON.pdf: 544247 bytes, checksum: 5d7e9507595499a0443761bd48c316f9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-02-09T18:41:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GUZZON.pdf: 544247 bytes, checksum: 5d7e9507595499a0443761bd48c316f9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-09T18:41:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GUZZON.pdf: 544247 bytes, checksum: 5d7e9507595499a0443761bd48c316f9 (MD5) Previous issue date: 2023-12-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.titleO brincar de faz de conta e o planejamento na educação infantil: uma análise de artigos bibliográficos da Capes de 2018 a 2022pt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GUZZON.pdf531,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.