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Type: Monografia
Title: Avaliação das técnicas de transporte de peixe vivo da região Oeste de Santa Catarina
Author: Casagrande, Richilheu Richter
First advisor: Weingartner, Marcos
Resume: Nas últimas décadas vem aumentando a demanda pela produção de carne. Com isso, a produção aquícola continental tem-se apresentado como uma alternativa, sendo alavancado principalmente pela piscicultura. Um dos estados destaque na produção piscícola é Santa Catarina, tendo como principal espécie produzida à tilápia (Oreochromis niloticus) representando 64,1% do total produzido. Junto com o aumento da produção, necessita-se o acompanhamento de toda a cadeia do setor. Dentre estes, temos o transporte de peixe vivo, sendo fundamental à atividade. O processo de carregamento e transporte dos peixes são procedimentos que expõem os mesmos a uma série de estímulos adversos, os quais são responsáveis por perdas tanto durante como após o transporte. Diversos aditivos na água são utilizados para evitar essas perdas e aplicadas algumas técnicas no carregamento. As escassez de dados a respeito da logística envolvida no transporte de peixe vivo, torna relevante a abordagem dos problemas enfrentados pelo setor, confrontando dados técnicos com o que realmente é executado na rotina de trabalho das empresas. As informações para elaboração do banco de dados foram obtidas pelo procedimento de pesquisa documental de primeira mão, entrevistas por meio de questionário previamente estruturado com base nos referenciais teóricos sobre o assunto O resultados mostraram que a prática de transporte de peixe vivo na região é realizada a pelo menos 20 anos na região, com destinação principalmente a frigoríficos, e em menor escala para pesque-pagues e feiras livres. O setor apresenta uma elevada flutuabilidade de volume de carga durante o ano, devido a influência de taxas de consumo do pescado em algumas épocas do ano. Embora haja algumas incoerências no processo de transporte, usualmente as empresas atendem a maior parte das recomendações técnicas como jejum alimentar, redução do nível da água, aeração na etapa do pré carregamento e carregamento. Dentre as espécies transportadas, a principal é a tilápia (Oreochromis niloticus) representando 89,86% do total. Da quantidade total de quilos transportados, 44,61% é advindo dessa região. Quanto aos aditivos usados no transporte, observa-se que todos os transportadores utilizam oxigênio puro, uma das empresas faz uso de gelo, e três utilizam sal, porém, este último, em dosagens inferiores as indicadas. As perdas de peixes variam de 0,91 a 2,22% durante o transporte, e de 0 a 3,43% após entregues ao destino. Estas mortalidades quando convertido em valores (R$), tornam-se significativos. As empresas justificam as perdas principalmente pelo mau manejo na despesca, fatores nutricionais e receptação nos pesque pagues. Desta forma, percebemos que há uma falta de conhecimento e acompanhamento técnico por parte das empresas de transporte, sendo este um dos fatores limitantes para eficácia no transporte.
Abstract: In recent decades it has increased the demand for meat production. Thus, the continental aquaculture production it has been presented as an alternative, being leveraged mainly by fish farming. One of the prominent states in fish production is Santa Catarina, the main species produced in tilapia (Oreochromis niloticus) representing 64.1% of total production. Along with the increase in production, we need to follow up the whole industry chain. Among these, we have the transport of live fish, being fundamental to the activity. The process of loading and transport of fish are procedures that expose them to a variety of adverse stimuli, which are responsible for losses both during and after transport. Various additives in water are used to prevent these losses and apply some techniques on loading. The lack of data about the logistics involved in transporting live fish, is relevant to address the problems faced by the sector, confronting technical data with what is actually performed the work routine of companies. The information for the preparation of the database were obtained by desk research firsthand procedure, interviews through previously structured questionnaire based on theoretical references on the subject The results showed that the practice of live fish transport in the region is carried out at least 20 years in the region, with destination mainly refrigerators, and to a lesser extent for fish-pagues and fairs. The sector has a high buoyancy cargo volume during the year, due to the influence of fish consumption rates in some seasons. Although there are some inconsistencies in the transport process, usually companies meet most technical recommendations as fasting, reducing the level of water aeration in the pre loading and loading stage. Among the species transported, the main one being tilapia (Oreochromis niloticus) representing 89.86% of the total. The total amount of kilos transported, 44.61% is arising in this region. For additives used in transport, it is observed that all carriers use pure oxygen, a company makes use of ice, and three use salt, however, the latter at lower dosages indicated. The losses of fish ranging from 0.91 to 2.22% during transport, and 0 to 3.43% after delivered to the destination. These mortalities when converted into values (R $), become significant. Companies justify the losses mainly by poor management at harvesting, nutritional factors and receiving the fish pagues. Thus, we realize that there is a lack of knowledge and technical support by transport companies, which is one of the limiting factors for effectiveness in transport.
Keywords: Transporte de animais
Peixes
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Laranjeiras do Sul
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7311
Issue Date: 2015
Appears in Collections:Engenharia de Aquicultura

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