Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7326
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rivero, Andréa Simões-
dc.creatorAlmeida, Daiana Zuchi de-
dc.creatorRodrigues, Jéssica da Paixão-
dc.date2023-12-19-
dc.date.accessioned2024-02-15T14:39:42Z-
dc.date.available2024-01-30-
dc.date.available2024-02-15T14:39:42Z-
dc.date.issued2023-12-19-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7326-
dc.description.resumoO objetivo do presente artigo é analisar a produção científica a partir do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no período de 2018 a 2022 e mapear as suas contribuições sobre os espaços e as materialidades que são destinados aos bebês no espaço de creche. O objetivo geral da pesquisa é analisar a produção científica que trata da organização dos espaços e materialidades ofertadas aos bebês em instituições de Educação Infantil, tendo como objetivos específicos: realizar um levantamento da produção científica no Banco de Teses e Dissertações da CAPES (2018 a 2022) sobre a organização dos espaços e materialidades ofertadas aos bebês em instituições de Educação Infantil; sistematizar as discussões teórico-práticas sobre espaços considerados apropriados para bebês em instituições de educação infantil; situar as concepções/conceitos de espaço e materiais/materialidades que as pesquisas revelam; refletir sobre os indicativos dessa produção para o processo educativo-pedagógico com bebês nas instituições de Educação Infantil. Deste modo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e utilizou-se do processo metodológico da análise de conteúdo para realizar a unitarização e categorização das análises. Através deste método definimos 3 categorias emergentes, sendo elas: 1ª O que as autoras entendem por espaços e materialidades; 2ª A construção do planejamento das educadoras, a partir de uma percepção dos diferentes espaços para e com os bebês; 3ª O espaço, as interações e o brincar dos bebês. Ao realizar as análises, observamos que os achados das pesquisas convergem em torno dessas temáticas, e enfatizam a importância de planejar espaços para e com os bebês para potencializar seu desenvolvimento integral, experiências e aprendizagens.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-01-30T10:56:30Z No. of bitstreams: 1 ALMEIDA.pdf: 376962 bytes, checksum: 7a27567ae2466b07c8af9678d08d5bd5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-02-15T14:39:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ALMEIDA.pdf: 376962 bytes, checksum: 7a27567ae2466b07c8af9678d08d5bd5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-15T14:39:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALMEIDA.pdf: 376962 bytes, checksum: 7a27567ae2466b07c8af9678d08d5bd5 (MD5) Previous issue date: 2023-12-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.titleComposição de espaços e materialidades para e com bebês em instituições de educação infantil: contribuição da produção científica no período de 2018 a 2022pt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALMEIDA.pdf368,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.