Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7326
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rivero, Andréa Simões | - |
dc.creator | Almeida, Daiana Zuchi de | - |
dc.creator | Rodrigues, Jéssica da Paixão | - |
dc.date | 2023-12-19 | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-15T14:39:42Z | - |
dc.date.available | 2024-01-30 | - |
dc.date.available | 2024-02-15T14:39:42Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-19 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7326 | - |
dc.description.resumo | O objetivo do presente artigo é analisar a produção científica a partir do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no período de 2018 a 2022 e mapear as suas contribuições sobre os espaços e as materialidades que são destinados aos bebês no espaço de creche. O objetivo geral da pesquisa é analisar a produção científica que trata da organização dos espaços e materialidades ofertadas aos bebês em instituições de Educação Infantil, tendo como objetivos específicos: realizar um levantamento da produção científica no Banco de Teses e Dissertações da CAPES (2018 a 2022) sobre a organização dos espaços e materialidades ofertadas aos bebês em instituições de Educação Infantil; sistematizar as discussões teórico-práticas sobre espaços considerados apropriados para bebês em instituições de educação infantil; situar as concepções/conceitos de espaço e materiais/materialidades que as pesquisas revelam; refletir sobre os indicativos dessa produção para o processo educativo-pedagógico com bebês nas instituições de Educação Infantil. Deste modo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e utilizou-se do processo metodológico da análise de conteúdo para realizar a unitarização e categorização das análises. Através deste método definimos 3 categorias emergentes, sendo elas: 1ª O que as autoras entendem por espaços e materialidades; 2ª A construção do planejamento das educadoras, a partir de uma percepção dos diferentes espaços para e com os bebês; 3ª O espaço, as interações e o brincar dos bebês. Ao realizar as análises, observamos que os achados das pesquisas convergem em torno dessas temáticas, e enfatizam a importância de planejar espaços para e com os bebês para potencializar seu desenvolvimento integral, experiências e aprendizagens. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-01-30T10:56:30Z No. of bitstreams: 1 ALMEIDA.pdf: 376962 bytes, checksum: 7a27567ae2466b07c8af9678d08d5bd5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-02-15T14:39:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ALMEIDA.pdf: 376962 bytes, checksum: 7a27567ae2466b07c8af9678d08d5bd5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-02-15T14:39:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALMEIDA.pdf: 376962 bytes, checksum: 7a27567ae2466b07c8af9678d08d5bd5 (MD5) Previous issue date: 2023-12-19 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Espaço | pt_BR |
dc.title | Composição de espaços e materialidades para e com bebês em instituições de educação infantil: contribuição da produção científica no período de 2018 a 2022 | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALMEIDA.pdf | 368,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.