Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/732
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Luz, Mary Neiva Surdi da-
dc.creatorPereira, Fabiane Aparecida-
dc.date2016-12-02-
dc.date.accessioned2017-07-13T18:05:57Z-
dc.date.available2017-07-13-
dc.date.available2017-07-13T18:05:57Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/732-
dc.description.abstractThis study aims to analyze how and what knowledge about the language are mobilized and how they relate in the constitution of the syllabuses of Letters course aimed at Portuguese language teachers‟ training. The study was based on theoretical and methodological perspective of Brazilian-French Discourse Analysis in dialogue with the Linguistic Ideas History. The archive was the Educational Project of the course of graduation in Portuguese and Spanish Languages - from the Universidade Federal da Fronteira Sul, from which the discursive-documental corpus of research was constituted, consisting of a set of discursive snippets made of discursive sequences highlighted of the curriculum components‟ syllabuses for the field of Portuguese language - specifically the nominations and menus of the required curriculum components - emerging discourse about the place of knowledge about the language in the constitution of the course. We also mobilize the historicity of the constitution of higher education, the courses of Letters and the teaching of the Portuguese language in Brazil, to understand the functioning of the discursive and institutional memory that resonate in the constitution of the institutional discourses of the present time. Through the analysis of regularities of linguistic-discursive marks, we found that knowledge of the structure-language and event-language circulate and complement each other in the syllabuses of the Course, besides relating through institutional and discursive memory, with knowledge, discourses and lines of teaching the Portuguese language put into circulation in other times and places.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar como e quais saberes sobre a língua são mobilizados e relacionados na constituição dos ementários de um curso de Letras voltado à formação de professores de Língua Portuguesa. O estudo foi realizado com base na perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso (AD) de linha franco-brasileira em diálogo com a História das Ideias Linguísticas (HIL). O arquivo da pesquisa é o Projeto Pedagógico do curso de graduação em Letras Português e Espanhol – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul, a partir do qual foi constituído o corpus discursivo-documental da pesquisa, composto por recortes discursivos (RDs) constituídos por sequências discursivas (SDs) destacadas dos ementários dos componentes curriculares referentes ao domínio da Língua Portuguesa - mais especificamente das nomeações e ementas dos componentes curriculares obrigatórios - que emergem o discurso sobre o lugar dos saberes sobre a língua-estrutura e a língua-acontecimento na constituição do Curso. Mobilizamos também a historicidade da constituição do ensino superior, dos cursos de Letras e do ensino da língua portuguesa no Brasil, para compreensão do funcionamento da memória discursiva e institucional que ressoa na constituição dos discursos institucionais da atualidade. Por meio da análise de regularidades de marcas linguístico-discursivas, constatamos que os saberes sobre a língua-estrutura e a língua-acontecimento circulam e complementam-se nos ementários do Curso, além de se relacionarem, pela memória institucional e discursiva, com saberes, discursos e vertentes de ensino da língua portuguesa postos em circulação em outras épocas e lugares.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-07-13T17:53:34Z No. of bitstreams: 1 PEREIRA.pdf: 1993120 bytes, checksum: 53835f2bef287462e9d86b3059161759 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-07-13T18:05:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PEREIRA.pdf: 1993120 bytes, checksum: 53835f2bef287462e9d86b3059161759 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-13T18:05:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PEREIRA.pdf: 1993120 bytes, checksum: 53835f2bef287462e9d86b3059161759 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleOs saberes sobre a língua na formação de professores de língua portuguesa: um olhar discursivopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEREIRA.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.