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Type: Monografia
Título : Cobertura da mamografia e percepções das mulheres sobre a realização do exame em um município do norte gaúcho
Author: Andrade, Ana Claudia da Silva de
First advisor: Rabello, Renata dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Brentano, Eliana Paula
metadata.dc.contributor.advisor-co2: Biffi, Maríndia
metadata.dc.contributor.referee1: Rabello, Renata dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Germani, Alessandra Regina Müller
metadata.dc.contributor.referee3: Pulga, Vanderleia Laodete
Resume: Introdução: O Ministério da Saúde preconiza que mulheres de 50 a 69 anos realizem a mamografia de rastreamento a cada dois anos, visando a detecção precoce do câncer de mama que é a principal causa de morte entre as mulheres. Objetivo: Avaliar a cobertura da mamografia e as percepções das mulheres sobre a realização do exame em um município do norte gaúcho, a fim de traçar um plano de busca ativa, monitoramento e orientações. Métodos: Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, do tipo observacional, transversal de caráter descritivo, realizado entre o período de março a dezembro de 2022 na Estratégia Saúde da Família (ESF) São José Operário, localizada no município de Marau, no norte do estado do Rio Grande do Sul. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário, tendo como principais variáveis a identificação e características sociodemográficas, hábitos de vida e condições de saúde, histórico da mamografia. A análise estatística foi conduzida nos programas Excel 2013 e no R versão 4.0.2, e consistiu em uma estatística descritiva com a apresentação das frequências absolutas (n) e relativas (%). Resultados: A amostra foi composta por 183 usuárias, todas com idade entre 50 e 69 anos. Houve uma predominância de mulheres brancas (82%), e observou-se que mais da metade tem a idade entre 50 e 59 anos (59,01%), sendo que apenas 22,96%completaram o ensino médio, e 63,39% possuíam cônjuge. A cobertura do exame de mamografia na faixa etária avaliada foi de 72,1%, observou-se alguns fatores, que interferem na adesão ao exame como a falta de orientação, preocupação excessiva e o medo. Conclusão: Por fim, constatou-se baixa adesão a mamografia frente ao público feminino, seja por falta de informação, orientações, seja por medo, vergonha e preocupação excessiva. Diante dessa realidade, as ações educativas são consideradas uma estratégia eficaz para sensibilizar, conscientizar e mobilizar o público feminino.
Resumen : Introduction: The Ministry of Health recommends that women between 50 and 69 years old undergo screening mammography every two years, aiming at the early detection of breast cancer, which is the main cause of death among women. Objective: To assess mammography coverage and women's perceptions about performing the exam in a municipality in northern Rio Grande do Sul, in order to draw up an active search, monitoring and guidance plan. Methods: This is a quantitative, observational, cross-sectional study of a descriptive nature, carried out between march and december 2022 at the Family Health Strategy (ESF) São José Operário, located in the municipality of Marau, in the north of the state of Rio Grande do Sul. A questionnaire was used for data collection, with the main variables being identification and sociodemographic characteristics, life habits and health conditions, mammography history. Statistical analysis was conducted using Excel 2013 and R version 4.0.2, and consisted of descriptive statistics with the presentation of absolute (n) and relative (%) frequencies. Results: The sample consisted of 183 users, all aged between 50 and 69 years. There was a predominance of white women (82%), and it was observed that more than half are aged between 50 and 59 years (59%), with only 23% having completed high school, and 63.4 % had a spouse. The coverage of the mammography exam in the assessed age group was 72.1%, some factors were observed that interfere with adherence to the exam, such as lack of guidance, excessive concern and fear. Conclusion: Finally, there was low adherence to mammography among the female public, either due to lack of information, guidance, or fear, shame and excessive concern. Faced with this reality, educational actions are considered an effective strategy to sensitize, raise awareness and mobilize the female public.
Palabras clave : Assistência à saúde
Saúde da mulher
Educação em saúde
Neoplasias mamárias
Mamografia
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Passo Fundo
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7342
Fecha de publicación : 2023
Aparece en las colecciones: Residência Multiprofissional

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