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Tipo: Dissertação
Título: Estratégia Comunicacional Autônoma e veículos de comunicação: uma análise comparativa das estratégias de comunicação nas ocupações escolares de 2015 e 2016
Autor(es): Cruz, Daniel Scheren da
Primeiro Orientador: Müller, Paulo Ricardo
Primeiro membro da banca: Fontanari, Ivan Paolo de Paris
Segundo membro da banca: Vojniak, Fernando
Resumo: Esta dissertação investiga as ocupações escolares secundaristas de 2015 e 2016, por meio de uma análise comparativa entre as abordagens de noticiamento adotadas por estudantes e veículos de comunicação hegemônicos e contra-hegemônicos. Inserida no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, com ênfase na linha de pesquisa sobre sujeito e linguagem, a pesquisa explora o contexto histórico e social que desencadeou essas ocupações, especialmente as manifestações de 2015, inicialmente motivadas pela reorganização escolar em São Paulo. Inspiradas pela Revolta dos Pinguins no Chile em 2006 e pelas manifestações de rua de 2013 no Brasil, as ocupações estudantis tornaram-se um fenômeno de impacto em todo o país em 2016. A análise comparativa entre diferentes veículos de comunicação é fundamental para entender o impacto dessa escolha comunicacional autônoma dos secundaristas. Logo, entende-se melhor a estratégia comunicacional autônoma adotada pelos estudantes, enfatizando o papel do Coletivo O Mal Educado, especialmente através do Facebook. Conclui-se avaliando a diferença entre os modos de comunicar entre os veículos comparados e como os meios criados pelos próprios estudantes foram importantes para a construção de uma narrativa favorável às ocupações, vindos de dentro e fora da comunidade escolar.
Abstract/Resumen: This thesis investigates the secondary school occupations of 2015 and 2016 through a comparative analysis of the reporting approaches adopted by students and hegemonic and counter-hegemonic media outlets. Embedded within the Interdisciplinary Postgraduate Program in Human Sciences, focusing specifically on the subject and language research line, the study explores the historical and social context that triggered these occupations, particularly the 2015 protests initially sparked by the school reorganization in São Paulo. Inspired by the Chilean Penguin Revolution in 2006 and the street protests in Brazil in 2013, student occupations became a nationwide impactful phenomenon in 2016. The comparative analysis among different media outlets is crucial for understanding the impact of the autonomous communication choice made by secondary school students. Consequently, a better comprehension of the independent communication strategy employed by students is possible, emphasizing the role of the Coletivo O Mal Educado, particularly through Facebook. The conclusion assesses the differences in communication methods among the compared outlets and highlights how the channels created by the students themselves were essential for shaping public opinion and garnering support for the occupations, both within and beyond the school community.
Palavras-chave: Ocupações Secundaristas
Veículos de comunicação
Hegemonia
Plataformas Digitais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7360
Data do documento: Dez-2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

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