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Tipo: Dissertação
Título: A noção de espaço geográfico nos livros didáticos de ciências humanas do novo ensino médio
Autor(es): Berwanger, Karin
Primeiro Orientador: Andreis, Adriana Maria
Resumo: Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Tematiza o livro didático (LD), que desempenha importante papel na implementação do Novo Ensino Médio (NEM), pois materializa as indicações curriculares para as mudanças em sala de aula, nessa modalidade de ensino. O objetivo foi analisar a noção de espaço geográfico apresentada nos livros de Ciências Humanas (CH), no contexto do NEM, para contribuir com as reflexões acerca dos conhecimentos a serem ensinados na Geografia escolar. Ao apresentar a noção chave da geografia, o espaço geográfico sinaliza caminhos e possibilidades para construção das compreensões de mundo. Para o estudo da noção de espaço geográfico nos doze LDs das coleções Moderna Plus e FTD Educação, foi realizada uma pesquisa qualitativa na perspectiva da hermenêutica-dialógica com aportes teóricos da Geografia, Ensino de Geografia e da Educação. A pesquisa documental de leis e registros de referência foi articulada com o LD, cujo dados foram analisados em diálogo com a metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD). Nesse caminho, emergiram quatro compreensões quanto à noção de espaço geográfico nos LDs de CH do NEM: a primeira contempla o espaço como âmbito no qual se realiza a globalização; a segunda abrange o local escola enquanto espaço; a terceira aborda a dimensão temporal na leitura do espaço; e a quarta, refere-se ao território como abordagem do espaço. Esses resultados permitem concluir que a noção de espaço é apresentada de um modo fortemente informativo, que pode ser qualificado se for configurado de modo mais reflexivo. Ao trazer uma abordagem que destaca as explicações factuais, infere às perspectivas que podem ser relacionadas com uma formação massificadora. Além disso, essas explicitações textualizadas na forma de conceitos, categorias e conteúdos geográficos, pouco estimulam à investigação e análise crítica, e em boa medida induz à servidão que aos sistemas econômicos. Nesse complexo, dificulta o entendimento da noção central da Geografia presente nos LDs, que servirá para as aulas que serão ministradas por outros professores de toda a área das CH.
Abstract/Resumen: This papers presentes the results of the master’s research conducted in the Postgraduate Program in Geography at the Federal University of the Southern Border (UFFS). It focuses on the textbook (LD), which plays an important role in the implementation of the New High School (NEM), as it materializes curricular indications for changes in the classroom in this type of teaching. The objective was to analyze the notion of geographical space presented in the Humanities Science books (CH) in the context of NEM, to contribute to reflections on the knowledge to be taught in school Geography. By presenting the key notion of geography, geographical space signals paths and possibilities for constructing worldviews. For the study of the notion of geographical space in LDs, a qualitative research was conducted from the perspective of hermeneutic-dialogical with theoretical contributions from Geography, Geography Teaching, and Education. Documentary research of laws and reference records was articulated with the LD, whose data were analyzed in dialogue with the methodology of Discursive Textual Analysis (ATD). In this process, four understandings emerged regarding the notion of geographical space in CH LDs of NEM: the first contemplates space as the scope in which globalization takes place; the second encompasses the school as a local space; the third addresses the temporal dimension in reading space; and the fourth refers to the territory as an approach to space. These results lead to the conclusion that the notion of space is presented in a strongly informative manner, which can be qualified if configured more reflectively. By bringing an approach that highlights factual explanations, it implies perspectives that can be related to a mass-forming education. In addition, these textualized explanations in the form of geographical concepts, categories, and content little stimulate investigation and critical analysis, and to a large extent, induce servitude to economic systems.
Palavras-chave: Geografia
Ensino e aprendizagem
Ensino médio
Livro didático
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Geografia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7422
Data do documento: 14-Fev-2024
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Geografia

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