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Type: Dissertação
Title: Espaço urbano e mobilidade cotidiana: percepções dos trabalhadores no percurso casa-trabalho em Pinhalzinho/SC
Author: Salvini, Guilherme
First advisor: Spinelli, Juçara
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Ederson do
metadata.dc.contributor.referee2: Campos, Heleniza Ávila
metadata.dc.contributor.referee3: Giovanni, Eduardo Nogueira
Resume: A pesquisa concentrou-se na análise de aspectos da dimensão urbana e humana, explorando a percepção dos trabalhadores sobre as interações entre o sujeito e o espaço. Os temas abordados incluíram as características do ambiente, a mobilidade urbana e as demandas oriundas de seu cotidiano, particularmente no percurso casa-trabalho. Indústrias do setor industrial leste de Pinhalzinho/SC foram selecionadas com base em critérios que consideraram a integração à malha urbana, à Rodovia BR 282 e o número de funcionários. O estudo abordou a reprodução dos espaços urbanos em um contexto de desequilíbrio social, ecológico, econômico e espacial, destacando a influência das interações no contexto do trabalho, na percepção individual dessas informações e na perspectiva moldada pelo meio de transporte utilizado no trajeto casa-trabalho. A metodologia empregada incluiu pesquisa bibliográfica, levantamentos de dados quali-quantitativos e a aplicação de questionários abordando questões objetivas e subjetivas sobre a mobilidade urbana, além de ferramentas para avaliação do espaço urbano e seus aspectos físicos. Ao longo de três capítulos, a pesquisa discorre sobre a importância econômica e industrial de Pinhalzinho/SC, explorando as inter-relações entre as características do município, dos indivíduos e dos meios de transporte, evidenciando a diversidade de percepções desse sujeito atuante no espaço e sua reciprocidade. Por fim, observa-se que as dificuldades ligadas à mobilidade urbana no percurso casa-trabalho exercem um impacto menos significativo nas percepções dos trabalhadores do que as questões associadas a outras áreas de suas vidas, como momentos de lazer e experiências em diferentes locais, embora as adversidades decorrentes das deficiências nas infraestruturas não sejam desconsideradas. Apesar das limitações percebidas, destaca-se a relevância do uso de modos de transporte ativos pela sua natureza inclusiva e sustentável. O estudo ressalta a importância da participação do trabalhador no processo da produção da cidade e reconhece a necessidade de melhorias nas infraestruturas básicas para a qualidade dos ambientes.
Abstract: The research focused on analyzing aspects of the urban and human dimensions, delving into workers' perceptions of interactions between the individual and space. Explored topics included environmental characteristics, urban mobility, and the demands arising from their daily lives, particularly in the home-to-work commute. Industries in the eastern industrial sector of Pinhalzinho/SC were selected based on criteria considering integration into the urban fabric, proximity to Highway BR 282, and the number of employees. The study addressed the reproduction of urban spaces in a context of social, ecological, economic, and spatial imbalance, emphasizing the influence of interactions in the work context, individual perception of this information, and the perspective shaped by the mode of transportation used in the home-to-work commute. The methodology employed encompassed literature review, qualitative and quantitative data collection, and the administration of questionnaires addressing both objective and subjective aspects of urban mobility. Tools were applied to evaluate urban space and its physical aspects. Throughout three chapters, the research explores the economic and industrial significance of Pinhalzinho/SC, examining the interrelations between municipal characteristics, individuals, and modes of transportation, highlighting the diversity of perceptions among individuals actively engaged in space and their mutual influence. Finally, it is observed that challenges related to urban mobility in the home-to-work commute have a less significant impact on workers' perceptions than issues associated with other areas of their lives, such as leisure moments and experiences in different locations, although challenges arising from deficiencies in infrastructure are not disregarded. Despite perceived limitations, the study underscores the importance of utilizing active modes of transportation for their inclusive and sustainable nature. The study highlights the importance of worker participation in the city production process and recognizes the need for improvements in basic infrastructure for the quality of environments.
Keywords: Espaço urbano
Mobilidade urbana
Planejamento territorial
Pinhalzinho/SC
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Campus Erechim
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7423
Issue Date: 8-Feb-2024
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Geografia

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