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Tipo: Dissertação
Título: Formação continuada de professores do ensino médio: possibilidade de construção de práticas pedagógicas para a educação inclusiva dos sujeitos da educação especial
Autor(es): Garcia, Rosane Cardoso
Primeiro Orientador: Paim, Marilane Maria Wolff
Primeiro membro da banca: Escobar, Tatiana Pires
Segundo membro da banca: Lepke, Sonize
Resumo: Esta dissertação vincula-se à linha de pesquisa Conhecimento e Desenvolvimento nos Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim-RS. A temática da formação docente para a inclusão de educandos sujeitos da educação especial na etapa do ensino médio é o foco da investigação. Para tanto, foi necessário assumir uma posição ética e política diante da educação e do mundo, isto é, crença no potencial de aprendizagem de todas as pessoas. O estudo foi realizado nos anos de 2021-2022 e teve como objetivo principal investigar como o processo de formação dos professores do ensino médio tem contribuído na construção de práticas pedagógicas inclusivas. O locus da investigação foram duas escolas estaduais da abrangência da 15ª Coordenadoria Regional de Educação, no município de Erechim, e os colaboradores são gestores administrativos e pedagógicos, professores da sala regular e do AEE, das referidas instituições. O estudo iniciou com um exercício teórico reflexivo sobre a trajetória, memórias e experiência do sujeito. A pesquisa é do tipo social de abordagem qualitativa (Minayo, 2008), sustenta-se na teoria sócio-histórica (Vygotsky, 2007, 2010) para articular a produção do estado do conhecimento e as ações entre os sujeitos, pesquisador e investigados, utilizando a pesquisa participante na orientação do percurso metodológico. O intuito foi encontrar respostas a situação problema: “Como o processo de formação continuada tem contribuído para a constituição de práticas pedagógicas para a educação inclusiva”? Assim, trilhamos os caminhos desta pesquisa numa prática dialógica e reflexiva à luz das ideias de autores como Freire (2011), Nóvoa (1992, 1995, 1999), Saviani (2007) e Libâneo (2018) e outros para pensar a formação docente, inicial e continuada, então, com Glat (2018) e Pletsch (2005, 2009, 2014) entre outros reencontrando as relações da educação especial na perspectiva da educação inclusiva com a formação docente (García, 1995; Pimenta, 1994, 1995, 1998), com propósito de identificar se há espaço para reflexão-ação e os sentidos das práticas pedagógicas neste contexto, considerando-se também a realidade do Novo Ensino Médio (Franco, 2016; Ramos; Frigotto, 2016; Lopes, 2019). Os resultados apontaram a necessidade de formação para todos os professores, bem como para os gestores administrativo e pedagógico, confirmaram dificuldades no processo da inclusão escolar dos sujeitos público-alvo da educação especial, considerando a complexidade do ensino-aprendizagem e a oferta de formações superficiais sobre a relação teoria-prática na sala de aula desta etapa, sendo pronunciada a falta de articulação e tempo-espaço para o trabalho colaborativo entre os professores e especialista do AEE na escola. Percebemos então que a formação continuada e a autoformação permanente são necessárias para o fortalecimento das práticas pedagógicas, tanto quanto a construção de uma identidade profissional para este sujeito e para a sua profissionalidade. A disposição ao aprender contínuo é base para transformação dos encontros do educando-professor, constituindo a razão da ação profissional dos professores frente às mudanças educacionais que chegam à escola, contudo, sem o compromisso e o envolvimento de todos na instituição e sociedade, não há inclusão, aprendizagem de qualidade e a democracia fragiliza-se ainda mais.
Abstract/Resumen: This dissertation is associated to the research line "Knowledge and Development in Pedagogical Processes" of the Graduate Program in Education at the Federal University of Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim-RS. The theme of teacher education for the inclusion of students with special education needs in the high school stage is the focus of this investigation, which required adopting an ethical and political stance towards education and the world; that is, a belief in the learning potential of all individuals. The study was conducted during the years 2021-2022 and aimed to investigate how the teacher education process in high school has contributed to the development of inclusive pedagogical practices. The research was carried out at two state schools under the purview of the 15th Regional Education Coordinating Office, located in the municipality of Erechim. The collaborators included administrative and pedagogical managers, regular classroom teachers, and teachers from the AEE (Atendimento Educacional Especializado – Specialized Educational Service) at these institutions. The study began with a theoretical and reflective exercise on the subjects' trajectories, memories, and experiences. This research follows a qualitative social approach (Minayo, 2008) and is based on socio-historical theory (Vygotsky, 2007, 2010) to connect the production of knowledge and actions among the subjects, researcher, and participants, using participatory research in guiding the methodological path. The objective was to find answers to the following question: "How does the continuing education process contribute to the formation of pedagogical practices for inclusive education?". Thus, this research journey was guided by dialogical and reflective practice, drawing on the ideas of authors such as Freire (2011), Nóvoa (1992, 1995, 1999), Saviani (2007), Libâneo (2018), and others to contemplate teacher education, both initial and continuing. Additionally, concepts from Glat (2018) and Pletsch (2005, 2009, 2014), among others, were used to reevaluate the relationships between special education in the perspective of inclusive education and teacher education (García, 1995; Pimenta, 1994, 1995, 1998). The purpose was also to identify whether there is room for reflection-action and the meanings of pedagogical practices in this context, considering also the reality of the New High School (Franco, 2016; Ramos; Frigotto, 2016; Lopes, 2019). The results indicated the need for training for all teachers, as well as for administrative and pedagogical managers. They confirmed difficulties in the process of inclusive education for students with special needs, considering the complexity of teaching-learning and the provision of superficial training on the theory-practice relationship in the classroom at this stage. It was noted that there was a lack of articulation and time-space for collaborative work among teachers and AEE specialists in the school. The study concluded that continuing education and continuous self-learning are necessary to strengthen pedagogical practices, as well as to build a professional identity for teachers. The willingness to engage in continuous learning is the foundation for transforming encounters between students and teachers, constituting the rationale for teachers' professional action in the face of educational changes that reach the school. However, without the commitment and involvement of all individuals in the institution and society, true inclusion, quality learning, and democracy are further weakened.
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Inclusão Escolar dos Sujeitos da Educação Especial
Formação Continuada de Professores
Práticas Pedagógicas
Ensino Médio
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7446
Data do documento: Ago-2023
Nível: Mestrado
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