Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7451
Tipo: Dissertação
Título: Contribuições da gestão escolar para o engajamento docente
Autor(es): Rossi, Emili
Primeiro Orientador: Bittencourt, Zoraia Aguiar
Primeiro membro da banca: Vitória, Maria Inês Côrte
Segundo membro da banca: Sartori, Jerônimo
Resumo: A presente Dissertação discorre sobre aspectos da Gestão Escolar e do Engajamento Docente nas escolas municipais que atendem os Anos Iniciais do Ensino Fundamental na cidade de Erechim/RS. A partir do Objetivo Geral de compreender de que maneira as ações da gestão escolar podem contribuir para o engajamento dos professores no trabalho com os estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas municipais de Erechim/RS, elaborou-se, também, Objetivos Específicos para desenvolver este estudo, que são: Analisar aporte teórico referente à gestão escolar; Discutir sobre a temática do engajamento; Constatar as relações entre a intencionalidade das ações da equipe gestora e as práticas pedagógicas destes pedagogos a partir da realização de entrevistas com a equipe gestora e da entrega de questionários para os docentes envolvidos na pesquisa; Apontar aspectos importantes que contribuem para o engajamento dos professores no trabalho nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da cidade de Erechim/RS a partir da elaboração de um e-book a ser disponibilizado às escolas participantes da pesquisa. Para isso, foram construídos dois capítulos teóricos acerca dos temas centrais desta pesquisa, utilizando como principais fontes bibliográficas para falar sobre Gestão Escolar Libâneo (2018) e Paro (1988, 2000, 2007), e para discutir o Engajamento Docente as principais referências foram Rigo, Moreira e Vitória (2018) e Nascimento (2021). De cunho qualitativo, a pesquisa se realizou por meio de dois processos de coleta de dados. O primeiro deles foi a realização de entrevistas com os coordenadores pedagógicos das escolas municipais que atendem aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Erechim/RS, que somam sete escolas no total. O segundo procedimento foi a aplicação de questionários com os professores regentes destas mesmas escolas. Ambos os instrumentos de coleta de dados abordavam as concepções de Gestão Escolar que se estabelecem nas escolas, bem como aspectos relacionados ao engajamento docente que são desencadeados a partir destas concepções. Ao final, participaram sete coordenadores pedagógicos e uma professora de apoio, bem como 50 professores regentes. A análise de dados construída a partir deste material aponta que as concepções de Gestão Escolar que estão mais presentes nestas escolas se assemelham à gestão democráticoparticipativa, embora nem todas as dimensões que envolvem este tipo de gestão se desenvolvam em sua totalidade e plenitude nas instituições. Quanto ao engajamento docente, foi possível aferir que a gestão da escola pode impactar de forma significativa no processo de envolvimento dos professores com as questões relacionadas à escola como um todo e, principalmente, às práticas pedagógicas desenvolvidas com os estudantes. No entanto, percebeu-se que não há um planejamento específico pensado para o engajamento, ou seja, as ações relacionadas a ele se dão de forma mais subjetiva e espontânea, de acordo com as concepções de cada coordenador pedagógico. Conclui-se, portanto, que há uma estreita relação entre as práticas de Gestão Escolar e o Engajamento Docente, podendo potencializar ou reprimi-lo, de acordo com a forma de liderança e organização da equipe gestora.
Abstract/Resumen: The present dissertation discusses aspects of School Management and Teacher Engagement in municipal schools that offers the Initial Years of Elementary School in the city of Erechim/RS. Based on the General Objective of understanding how school management actions can contribute to the engagement of teachers in working with students in the Initial Years of Elementary School in municipal schools in Erechim/RS, Specific Objectives were also elaborated to develop this study, which are: To analyze the theoretical contribution regarding school management; Discuss the issue of engagement; Verify the relationships between the intentionality of the management team's actions and the pedagogical practices of these pedagogues based on conducting interviews with the management team and delivering questionnaires to the teachers involved in the research; Point out important aspects that contribute to the engagement of teachers at working in the Initial Years of Elementary School in the city of Erechim/RS from the elaboration of an e-book to be made available to the schools participating in the research. For this, two theoretical chapters were built on the central themes of this research, using Libâneo (2018) and Paro (1988, 2000, 2007) as the main bibliographic sources to talk about School Management, and to discuss Teacher Engagement the main references were Rigo, Moreira e Vitória (2018) and Nascimento (2021). The research is qualitative in nature and was carried out through two data collection processes. The first of them was conducting interviews with the pedagogical coordinators of the municipal schools that attend the Initial Years of Elementary School in Erechim/RS, which add up to seven schools in total. The second procedure was the application of questionnaires with the regent teachers of these same schools. Both data collection instruments addressed the conceptions of School Management that are established in schools, as well as aspects related to teacher engagement that are triggered from these conceptions. In the end, seven pedagogical coordinators and a support teacher participated, as well as 50 regent teachers. The data analysis constructed from this material points out that the conceptions of School Management that are more present in these schools are similar to democratic-participatory management, although not all the dimensions that involve this type of management are developed in their totality and fullness in the institutions. As for teacher engagement, it was possible to verify that school management can significantly impact the process of teachers' involvement with issues related to the school as a whole and, mainly, to the pedagogical practices developed with students. However, it was noticed that there is no specific planning designed for engagement, that is, actions related to it take place in a more subjective and spontaneous way, according to the conceptions of each pedagogical coordinator. It is concluded, therefore, that there is a close relationship between School Management practices and Teacher Engagement, which can enhance or repress it, according to the form of leadership and organization of the management team.
Palavras-chave: Gestão Escolar
Engajamento Docente
Anos Iniciais
Ensino Fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7451
Data do documento: Ago-2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSSI.pdf32,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.